Desenvolvimento Humano: compreendendo o educando como indivíduo em construção

Autores

  • Edilene Soraia da Silva Instituto de Ensino Superior Santo Antônio Joinville/SC

DOI:

https://doi.org/10.3131/race.v1i0.803

Palavras-chave:

Desenvolvimento humano. Desenvolvimento evolutivo biológico. Desenvolvimento sociocultural. Desenvolvimento cognitivo. Desenvolvimento do educando

Resumo

O presente artigo é uma compilação de um capítulo de minha dissertação de mestrado para fundamentação acerca do desenvolvimento humano para a construção de uma sociedade cidadã. O objetivo de descrever sobre os diferentes focos do desenvolvimento humano é trazer uma melhor compreensão dos diversos aspectos que podem influenciar no desenvolvimento cognitivo e sociocultural dos educandos. Assim, o artigo discorre desde o desenvolvimento evolutivo biológico, passando pelo desenvolvimento sociocultural, cognitivo e do educando pela participação e responsabilidade da escola. Faz-se uma análise crítica sobre o papel do educador e da família no contexto para a formação do ser enquanto cidadão social e sobre o papel da escola enquanto instituição de sistematização do saber e elemento crucial no processo de integração, de inclusão e de socialização geral em preparação para a vida.

 

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Publicado

2018-08-16

Como Citar

Soraia da Silva, E. (2018). Desenvolvimento Humano: compreendendo o educando como indivíduo em construção. RACE - Revista De Administração Do Cesmac, 1, 75–98. https://doi.org/10.3131/race.v1i0.803