O ESTUDO DE CENÁRIO COMO UM INSTRUMENTO PARA REDEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIAS NA MICRO E PEQUENA EMPRESA NO ENTORNO DO CESMAC EM MACEIÓ

  • Wdeyves Cavalcante da Rocha Centro Universitário CESMAC
  • Abraão Gomes de Araújo Centro Universitário CESMAC
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.3131/race.v2i0.834

Resumo

Num mundo cada vez mais globo localizado e competitivo é importante estar sempre em evidência a fim de mostrar o seu produto no mercado, utilizando-se dos conceitos de planejamento estratégico, trazendo os resultados esperados dentro daquilo que as empresas almejam. Como problema de pesquisa teve a cultura dos empreendedores e o uso das ferramentas do planejamento estratégico como mecanismo estratégico e como se dá na lógica da prática do fazer negócio dessas empresas? Como objetivo refletiu e discutiu o “planejamento estratégico como uma ferramenta e mecanismo de transformação das micro e pequenas empresas no entorno do Cesmac em Maceió”. A metodologia utilizada diz respeito ao método aplicado pela Rede de Cooperação Brasil + Prêmio da Competitividade para Micro e Pequenas Empresas critério de avaliação realizado pelo Sebrae Brasil Movimento Brasil Competitivo. Conclui-se que o resultado do processo das análises mostrou nenhuma metodologia provê as empresas, para negócios de um empreendedor de sucesso. Entretanto para cada caso de sucesso que nos chama a atenção há dezenas de outros casos de insucesso total ou parcial. 
Publicado
Nov 16, 2018
##submission.howToCite##
ROCHA, Wdeyves Cavalcante da; ARAÚJO, Abraão Gomes de. O ESTUDO DE CENÁRIO COMO UM INSTRUMENTO PARA REDEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIAS NA MICRO E PEQUENA EMPRESA NO ENTORNO DO CESMAC EM MACEIÓ. RACE - Revista da Administração, [S.l.], v. 2, p. 75-92, nov. 2018. ISSN 1806-0714. Disponível em: <http://revistas.cesmac.edu.br/index.php/administracao/article/view/834>. Acesso em: 10 dez. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.3131/race.v2i0.834.
Edição
Seção
Artigos

Palavras-chave

Planejamento estratégico; Empreendedorismo; Construção de futuros.