UM ESTUDO ACERCA DAS ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS USADAS PELA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ALBERTO DE MELO PARA A VISIBILIZAÇÃO DA CULTURA AFRODESCENDENTE

  • Thaysa de Oliveira Silva Faculdade CESMAC do Agreste

Resumo

RESUMO: Este artigo analisa as estratégias educativas utilizadas pela escola Professor Luiz Alberto de Melo para visibilizar a cultura afrodescendente em seu meio pedagógico e comunitário de modo a reconhecer e a valorizar a presença e a contribuição do povo negro na construção do Brasil, com o objetivo de fortalecer a identidade afrodescendente, na qual cada indivíduo possa reconhecer-se como co-autor(a) na compreensão dos seus direitos e na significação do espaço territorial em que vive. Realiza, ainda, uma reflexão sobre o Projeto Construindo a Identidade Afrodescendente, numa visão contributiva, que poderá servir de base para outras comunidades remanescentes de quilombos de modo a subsidia-las na valorização e visibilização da negritude nos contextos político, social e econômico da sociedade brasileira.PALAVRAS-CHAVE: Fortalecimento da identidade negra. Projeto Construindo a Identidade Afrodescendente. Lei 10.639/2003.Este artigo analisa as estratégias educativas utilizadas pela escola Professor Luiz Alberto de Melo para visibilizar a cultura afrodescendente em seu meio pedagógico e comunitário de modo a reconhecer e a valorizar a presença e a contribuição do povo negro na construção do Brasil, com o objetivo de fortalecer a identidade afrodescendente, na qual cada indivíduo possa reconhecer-se como co-autor(a) na compreensão dos seus direitos e na significação do espaço territorial em que vive. Realiza, ainda, uma reflexão sobre o Projeto Construindo a Identidade Afrodescendente, numa visão contributiva, que poderá servir de base para outras comunidades remanescentes de quilombos de modo a subsidia-las na valorização e visibilização da negritude nos contextos político, social e econômico da sociedade brasileira.
Publicado
Fev 15, 2018
##submission.howToCite##
DE OLIVEIRA SILVA, Thaysa. UM ESTUDO ACERCA DAS ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS USADAS PELA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ALBERTO DE MELO PARA A VISIBILIZAÇÃO DA CULTURA AFRODESCENDENTE. Revista Eletrônica Direito e Conhecimento, [S.l.], v. 1, n. 3, fev. 2018. Disponível em: <http://revistas.cesmac.edu.br/index.php/dec/article/view/693>. Acesso em: 10 dez. 2018.