O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS

1. A Coordenação Geral de Extensão do Centro Universitário Cesmac aceita, dos seus professores extensionistas e, se for o caso, de autores de outras instituições, artigos para publicação. Esses textos devem ser relevantes para a evolução científica, cultural e comunitária, com ênfase na reflexão científica sobre as comunidades pesquisadas.

2. A publicação dos textos estará condicionada a pareceres dos membros do Conselho Editorial da revista. A seleção adotará como critério a originalidade do tema, a ênfase na extensão comunitária, com o foco analítico em uma comunidade pesquisada, bem como o caráter científico do artigo, em conformidade com as normas da ABNT.

3. Cada autor será responsável pela revisão ortográfica dos seus textos, bem como pela tradução do resumo para o inglês.

4. As ideias contidas nos trabalhos serão de absoluta responsabilidade dos autores.

5. Os originais aprovados não serão devolvidos; em caso de artigos não recomendados, cabe ao Conselho Editorial recomendar, caso considere conveniente, alterações que permitirão publicação.

6. Os textos encaminhados à Coordenação Geral de Extensão do Centro Universitário Cesmac devem orientar-se pelas seguintes diretrizes:

  • Os trabalhos devem ter no mínimo 10 (dez) páginas e no máximo 30 (trinta), incluindo gráficos, tabelas, figuras e referências.
  • Anexos e apêndices serão incluídos somente quando imprescindíveis à compreensão do texto. 
  • Ilustrações, tabelas e gráficos devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos e encabeçadas pelo título, com o devido registro das fontes.
  • Apresentação dos textos: 3 cópias impressas ou enviada para o e-mail do Coordenação Geral de Extensão do Centro Universitário Cesmac (extensão@cesmac.edu.br), digitada em espaço um e meio. No caso das cópias impressas, entregar gravada em um CD, fonte arial (corpo 12).
  • Formatação: indicação dos Títulos (caixa alta e sem negrito), margem 3 cm superior e esquerda e 2 cm inferior e direita; recuo de 1,25 cm no início do parágrafo, recuo de 4 cm para as citações longas; uso de itálico para termos estrangeiros e negrito para títulos de livros e periódicos.
  • As referências devem ser colocadas no final do artigo.

A estrutura do trabalho deve obedecer à seguinte sequência:

1 -

Título (em caixa alta e em negrito);

2 -

Nome do autor (indicar a titulação, o cargo e o nome da instituição que trabalha, sem ultrapassar 03 linhas);

3 -

Textos deverão ser acompanhados de resumos em português e inglês, não ultrapassando 100 palavras, bem como de 03 a05 palavras-chave, nos mesmos idiomas;

4 -

A estrutura do artigo deve contemplar: introdução, desenvolvimento e conclusão. No desenvolvimento enfatizar tanto o retorno acadêmico quanto o retorno para a comunidade;

5 -

Referências - conforme normas da ABNT mais recentes.