ESTUDO COMPARATIVO DA ANÁLISE DA RADIOPACIDADE DE TRÊS DIFERENTES CONES DE GUTA PERCHA UTILIZADOS NA TÉCNICA DO CONE ÚNICO ATRAVÉS DA RADIOGRAFIA DIGITAL

  • Daniel Pinto de Oliveira CESMAC

Resumo

Obter um selamento hermético, juntamente com uma adequada limpeza e modelagem dos canais radiculares, é uma das chaves para alcançar o sucesso no tratamento endodôntico a longo prazo. Para esse selamento, a guta-percha é o material sólido mais empregado na fase de obturação dos canais radiculares, por possuir algumas vantagens tais como: ser tolerada pelos tecidos, não alterar a cor do dente e ser radiopaca. Essa última vantagem é possível devido a presença de radiopacificadores na sua composição (sendo o sulfato de bário um exemplo desses) e é a característica importante para permitir a avaliação radiográfica do preenchimento do canal radicular quando obturado. A partir disso, a radiopacidade é uma das propriedades físicas requeridas para os materiais obturadores endodônticos, permitindo a avaliação radiográfica e servindo de um dos parâmetros para determinar a eficiência do tratamento endodôntico. O objetivo desse estudo foi avaliar a radiopacidade de três diferentes tipos de cones de guta percha: reciproc R25, mtwo 25.06 e endotanari R25, fazendo o uso tecnológico da radiografia digital através do método de intensidade de pixel, medido em diferentes áreas ao longo do cone de guta percha. Foi analisado se a imagem radiográfica apresentou a radiopacidade satisfatória para a avaliação visual, determinando o sucesso ou não do tratamento endodôntico no ponto de vista radiográfico. Os resultados encontrados indicaram que os cones apresentaram radiopacidade satisfatória de uma maneira geral, o cone Tanari R25 apresentou radiopacidade maior na ponta e nos 3mm do cone de guta percha, nos milímetros seguintes 6mm, 9mm e 12mm o mais radiopaco foi o cone Mtwo 25.06 .
Publicado
Nov 12, 2015
##submission.howToCite##
PINTO DE OLIVEIRA, Daniel. ESTUDO COMPARATIVO DA ANÁLISE DA RADIOPACIDADE DE TRÊS DIFERENTES CONES DE GUTA PERCHA UTILIZADOS NA TÉCNICA DO CONE ÚNICO ATRAVÉS DA RADIOGRAFIA DIGITAL. REVISTA INCELÊNCIAS, [S.l.], v. 5, n. 1, nov. 2015. ISSN 2178-0935. Disponível em: <http://revistas.cesmac.edu.br/index.php/incelencias/article/view/433>. Acesso em: 11 dez. 2018.