REABILITAÇÃO ANTERIOR SUPERIOR EM DECÍDUOS UTILIZANDO-SE A TÉCNICA DE FACETAS ESTÉTICAS ASSOCIADA A TÉCNICA DE MICROABRASÃO

  • Karlla Almeida Vieira Centro Universitário Cesmac

Resumo

 Existem algumas situações na clínica odontopediátrica nas quais a estética é um fator muito importante. Dentre elas, citamos os casos das grandes destruições coronárias com envolvimento de uma ou mais superfícies dentárias cariadas, perdidas ou restauradas em crianças com idade inferior a 6 anos. Este relato de caso versa sobre uma criança do gênero feminino, 5 anos de idade, com cárie precoce da infância atendida na Clínica de Especialização em Odontopediatria da Associação Brasileira de Odontologia/Alagoas. A mesma, queixava-se de manchas escuras nos dentes anteriores. Clinicamente, observou-se que os incisivos superiores apresentavam grande perda de estrutura coronária, principalmente os laterais, porém sem sintomatologia dolorosa e nenhuma evidência de qualquer envolvimento pulpar ou lesão periapical, constatados radiograficamente. Nas primeiras sessões, foram realizadas orientação sobre higiene bucal, fluorterapia, escovação supervisionada, exame radiográfico, adequação do meio bucal, aumento da dimensão vertical perdida por meio da inserção de cimento de ionômero de vidro de alta viscosidade nas faces oclusais dos dentes 75 e 85. Nos dentes 53,51,61 e 63 empregou-se a técnica de microabrasão, utilizando cunhas de madeira e removedor de manchas Whiteness RM, friccionando por dez vezes em cada elemento, além de restaurações em resina composta fotopolimerizável nesses incisivos. Posteriormente, foram confeccionadas facetas estéticas nos incisivos superiores, e novamente, foi realizada a mesma técnica de microabrasão nos dentes 53 e 63. A partir do tratamento proposto pôde-se restabelecer a harmonia estética e funcional, a autoestima da criança, além da mudança da conduta da criança e dos responsáveis frente aos aspectos referentes à saúde bucal.
Publicado
Nov 18, 2015
##submission.howToCite##
VIEIRA, Karlla Almeida. REABILITAÇÃO ANTERIOR SUPERIOR EM DECÍDUOS UTILIZANDO-SE A TÉCNICA DE FACETAS ESTÉTICAS ASSOCIADA A TÉCNICA DE MICROABRASÃO. REVISTA INCELÊNCIAS, [S.l.], v. 5, n. 1, nov. 2015. ISSN 2178-0935. Disponível em: <http://revistas.cesmac.edu.br/index.php/incelencias/article/view/468>. Acesso em: 11 dez. 2018.