AFETIVIDADE E INDISCIPLINA NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM

  • Carla Heloisa Souza Mariano Universidade Federal de Campina Grande
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.3333/ps.v7i9.822

Resumo

Discutir os principais conceitos da teoria walloniana não é uma tarefa simples, principalmente porque ficamos presos à compreensão da afetividade como atitudes maleáveis que leva em consideração apenas expressões de bem-estar. Por isso, optamos em levantar algumas discussões sobre o conceito e a compreensão do termo afetividade na perspectiva walloniana, mediante casos de indisciplina no contexto escolar. Tendo como objetivos: refletir a relação afetividade e aprendizagem escolar diante das diversas realidades vigente quanto ao comportamento emocional dos alunos; repensar a prática docente sobre o ser afetivo para com as diversas realidades postas no contexto escolar advindas das práticas de indisciplina. O trabalho trata de uma revisão de literatura versando sobre a compreensão de indisciplina e o conceito de afetividade sobrepostos a realidade escolar, considerando que, na escola estamos constantemente sendo afetados mediante as relações de modo agradável ou desagradável. A teoria walloniana foi o nosso aporte teórico central, mas com outras leituras de estudiosos da temática afetividade como: Mahoney; Almeida (2000; 2004; 2005), Sérgio Leite (2006), Dér (2004) Freire (1996), dentre outros. À medida que estudamos a teoria walloniana podemos inferir que não é possível dissociarmos a discussão da afetividade da sua relação com o cognitivo e a motricidade que envolve os processos de ensino-aprendizagem. Assim, podemos afirmar que os estudos realizados nos possibilitaram uma ampliação em nossos conhecimentos acerca da compreensão sobre afetividade a partir de práticas indisciplinares. Palavras-chave: Afetividade, Indisciplina, Práticas Pedagógicas.
Publicado
Nov 18, 2018
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MARIANO, Carla Heloisa Souza. AFETIVIDADE E INDISCIPLINA NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM. Psicologia & Saberes, [S.l.], v. 7, n. 9, p. 46-59, nov. 2018. ISSN 2316-1124. Disponível em: <http://revistas.cesmac.edu.br/index.php/psicologia/article/view/822>. Acesso em: 10 dez. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.3333/ps.v7i9.822.

Palavras-chave

afetividade; indisciplina; formação docente.