MARKETING DE RELACIONAMENTO E O PÓS-VENDA NO PROCESSO DE FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES

  • Thais Barros de Souza Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa - CINTEP
  • Luiz Carlos Siviero Farias Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa - CINTEP
  • Carlos Rafael Bogdezevicius Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa - CINTEP
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.3333/ps.v7i9.835

Resumo

O objetivo desse estudo foi compreender, teoricamente, como o marketing de relacionamento e o pós-venda podem contribuir para o processo de fidelização do cliente. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, básica, exploratória e qualitativa. Dessa forma, apresenta a evolução do marketing desde a Revolução Industrial e sua transformação até o marketing de relacionamento, discorrendo sobre o comportamento do consumidor e o processo de pós-venda. Ao fim, evidencia-se sua grande relevância do marketing de relacionamento e o mecanismo de pós-venda como ações estratégicas necessárias às organizações que desejam ofertar valor agregado e permanecerem competitivas.  
Publicado
Nov 18, 2018
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DE SOUZA, Thais Barros; FARIAS, Luiz Carlos Siviero; BOGDEZEVICIUS, Carlos Rafael. MARKETING DE RELACIONAMENTO E O PÓS-VENDA NO PROCESSO DE FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES. Psicologia & Saberes, [S.l.], v. 7, n. 9, p. 60-77, nov. 2018. ISSN 2316-1124. Disponível em: <http://revistas.cesmac.edu.br/index.php/psicologia/article/view/835>. Acesso em: 10 dez. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.3333/ps.v7i9.835.

Palavras-chave

Marketing de Relacionamento; Pós-venda; Fidelização; Comportamento do Consumidor