PROCESSO DE COLONIZAÇÃO E OS POSSÍVEIS IMPACTOS NA PSICOLOGIA DA ATUALIDADE

  • Everaldo Lauritzen Lucena Filho Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Isis Lima da Silva Universidade Federal do Sul da Bahia
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.3333/ps.v7i9.857

Resumo

O objetivo do presente artigo é apresentar algumas contribuições dos estudos pós-coloniais e decoloniais sobre a Psicologia como Ciência Humana por meio de revisão bibliográfica em publicações relacionadas a tais discussões. Elencamos os processos violentos de colonização como a chegada do homem branco, a constituição da subalternidade e as decorrências que reverberam nas práticas cotidianas, atingindo a produção de epistemologias. Tomando como premissa de que há no conhecimento um lugar de enunciação, imbricado nas relações hegemônicas e subalternas, podemos perceber que a neutralidade do conhecimento é ilusória. Na revisão de literatura os autores utilizados realizam críticas contundentes às produções do mundo dito ocidental e possibilitaram a compreensão de que a Psicologia ou as Psicologias são marcadas por ontologias forjadas no continente que estabeleceu relações de colonização com os povos oprimidos. Assim, fica claro a necessidade de reflexão sobre possíveis efeitos e impactos epistemológicos do processo de colonização na Psicologia e nas práticas profissionais.
 
 Palavras-Chave: Psicologia; Colonialismo; Resistência.
 
Publicado
Dez 29, 2018
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LUCENA FILHO, Everaldo Lauritzen; DA SILVA, Isis Lima. PROCESSO DE COLONIZAÇÃO E OS POSSÍVEIS IMPACTOS NA PSICOLOGIA DA ATUALIDADE. Revista Psicologia & Saberes, [S.l.], v. 7, n. 9, p. 107-117, dez. 2018. ISSN 2316-1124. Disponível em: <http://revistas.cesmac.edu.br/index.php/psicologia/article/view/857>. Acesso em: 18 jan. 2019. doi: http://dx.doi.org/10.3333/ps.v7i9.857.