A PRÁTICA DE LEITURA INTERDISCIPLINAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DA SEDE NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO SÓTER - MARANHÃO

Autores

  • Gilvana Costa Rocha Paula Universidad Tecnológica Intercontinental

DOI:

https://doi.org/10.3333/ps.v8i10.870

Resumo

O estudo sobre a prática da leitura interdisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental nas escolas públicas municipais traz uma reflexão sobre a leitura e como tem sido apresentada aos alunos, esse tão importante instrumento de inserção social e de descoberta do mundo. Este trabalho tem por objetivo analisar as práticas de leitura interdisciplinar desenvolvidas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas Escolas situadas na sede da rede Municipal de Ensino no Município de São João do Sóter-Maranhão. A pesquisa mostrou a necessidade de que a escola precisa formar indivíduos críticos, letrados já nos anos iniciais, para serem capazes de aprender pelo resto de suas vidas. Para isso, é necessário desfazer as fronteiras rígidas existentes entre as disciplinas, que fragmentam o saber do aluno, impedindo-o de construir seu próprio conhecimento, observando que os conteúdos interdisciplinares podem contribuir para a formação leitora do aluno.

 

Palavras-chave: Aluno; Interdisciplinaridade; Prática de leitura; Professor.

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Publicado

2019-02-16

Como Citar

Rocha Paula, G. C. (2019). A PRÁTICA DE LEITURA INTERDISCIPLINAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DA SEDE NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO SÓTER - MARANHÃO. Revista Psicologia & Saberes, 8(10), 25–49. https://doi.org/10.3333/ps.v8i10.870