Efeitos do Modo de Ativação da Polimerização e Envelhecimento Acelerado Sobre a Resistência à Tração de Cimentos Resinosos Dual

  • Carlos Allan de Lima Rosendo Cesmac
  • Ana Carolina Omena Barbosa Silva Cesmac
  • Jefersson Tomio Sanada Cesmac
  • Tiago Amadei Pegoraro Cesmac

Resumo

Este estudo teve como objetivo avaliar os efeitos de variações no protocolo de ativação e envelhecimento acelerado na resistência à tração de cimentos resinosos dual. O envelhecimento acelerado foi determinado pela armazenagem dos cimentos, em suas embalagens originais, e após os testes iniciais, em estufa a 37oC por 12 semanas. Os cimentos foram manipulados de acordo com as instruções dos fabricantes e ativados por luz imediatamente (controle) ou mantidos no escuro por 15 minutos, permitindo a reação química (Exp 1). Logo, a propriedade mecânica de resistência à tração foi significantemente afetada pelo modo de polimerização e envelhecimento dos cimentos resinosos de polimerização dual.
Publicado
Abr 13, 2013
##submission.howToCite##
ROSENDO, Carlos Allan de Lima et al. Efeitos do Modo de Ativação da Polimerização e Envelhecimento Acelerado Sobre a Resistência à Tração de Cimentos Resinosos Dual. REVISTA SEMENTE, [S.l.], v. 6, n. 6, abr. 2013. ISSN 1980-8607. Disponível em: <http://revistas.cesmac.edu.br/index.php/semente/article/view/146>. Acesso em: 11 dez. 2018.
Seção
Artigos