Intervenção Fisioterapêutica em Indivíduos que Apresentam Sequelas de Câncer na Cavidade Oral Associado a Dinsfunção Temporomandibular

  • Kamilla Feitosa de Abreu Cesmac
  • Fernanda Rodrigues da Silva Tenório Cesmac
  • Raphaelle Barbosa Nepomuceno Cesmac
  • Alexsandra de Souza Pedrosa Cesmac
  • Euclides Maurício Trindade Filho Cesmac

Resumo

As neoplasias de cabeça e pescoço ao invadirem a ATM e músculos da mastigação, causam dor e DTM. A fisioterapia proporciona um alívio da sintomatologia e restabelece a função do aparelho mastigatório. O objetivo do estudo é verificar a eficácia da fisioterapia em pacientes com seqüelas de câncer oral e que apresentem DTM’s. Trata-se de um estudo intervencionista longitudinal, com uma amostra de 11 indivíduos. Os resultados foram obtidos com aplicação do Questionário de Triagem para Dor Orofacial e DTM’s e pela mensuração da amplitude de movimento da ATM. Os resultados demonstraram aumento da abertura bucal e alívio da sintomatologia.
Publicado
Abr 13, 2013
##submission.howToCite##
DE ABREU, Kamilla Feitosa et al. Intervenção Fisioterapêutica em Indivíduos que Apresentam Sequelas de Câncer na Cavidade Oral Associado a Dinsfunção Temporomandibular. REVISTA SEMENTE, [S.l.], v. 6, n. 6, abr. 2013. ISSN 1980-8607. Disponível em: <http://revistas.cesmac.edu.br/index.php/semente/article/view/154>. Acesso em: 11 dez. 2018.
Seção
Artigos