GESTÃO DA QUALIDADE E DA PRODUÇÃO: Análise comparativa entre o PDCA e o DMAIC
DOI:
https://doi.org/10.3131/race.v4i0.1036Palavras-chave:
Six Sigma, DMAIC, PDCAResumo
Em um sistema globalizado e a disputa entre mercados em todo mundo desenvolveu a necessidade de produtos fabricados de forma precisa e padronizada, prezando pela qualidade requisitada pelo cliente. Logo essas técnicas foram difundidas pelas grandes indústrias no mundo. Dessa forma, ao citar essas técnicas o trabalho tem como objetivo uma análise dessas técnicas avançadas e suas aplicabilidades na indústria moderna. O presente trabalho busca uma abordagem comparativa das sobre as técnicas DMAIC e o PDCA na busca entender a importância para o mercado industrial, a busca do conhecimento dessas ferramentas para o profissional e gestores no século XXI. Destaca-se que o PDCA se aplica em todas as áreas no processo administrativo e produtivo, já o DMAIC aplica-se em problemas complexos e muitas vezes não observados facilmente. Concluindo que as duas ferramentas, apesar de homologas são importantes para aplicação da qualidade no contexto empresarial.
Downloads
Referências
CORREA, H. L. Administração da produção e operações – manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. São Paulo: Atlas, 2004.
FAYOL, Henri. Administração industrial e geral. São Paulo: Atlas, 1981.
FORD, H.. My life and Work. New York: Doubleday, 1922.
MOURA, L. R. Qualidade Simplesmente Total: uma abordagem simples e prática da Gestão da Qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 1997.
RAPOSO, C. F. L; SILVA, M. L. Gestão da qualidade e da produção: Integração de técnicas avançadas e suas aplicabilidades na indústria moderna. Revista Científica Do Instituto Ideia, Rio de Janeiro, 2017.
SLACK, N; CHAMBERS, S; JOHNSTON, R. Administração da Produção. 3ª Ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2009.
SUZUKI, M. Implementation of Project management based os QES and those Issues in japanese construction industry and in Kumagaigumi. In: INTERNACIONAL CONFERENCE ON IMPLEMENTATION OF CONSTRUCTION QUALITY AND RELATED SYSTEMS, Lisboa, 2000.
TAYLOR, F. W. Princípios de Administração Científica. São Paulo: Atlas, 1966.
WERKEMA, C. Lean Seis sigma. 1. ed. Minas Gerais: Elsevier, 2011.