INDISCIPLINA ESCOLAR E A RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO: PRÁTICAS A SEREM CONSTRUÍDAS SIGNIFICADAMENTE
Palavras-chave:
Indisciplina, Relação professor-aluno, Escola e FamíliaResumo
A indisciplina escolar sempre foi um entrave ao bom andamento pedagógico. Hoje, porém, as escolas passam por um momento crítico, uma vez que essa situação vem se agravando progressivamente. Ocorrências diárias, dentro e fora das salas de aulas, refletem-se na família e em outras instituições da sociedade. Por outro lado, a indisciplina escolar pode ser vista como um mero reflexo da indisciplina generalizada em que se encontra a sociedade atualmente. Considerada como um dos principais desafios pedagógicos da atualidade, a indisciplina escolar afeta não somente as práticas de ensino exercidas pelos professores, mas também é fonte de stress, inquietação, incerteza, capaz de despertar sentimento de frustração, angústia, impotência, humilhação e o desejo de abandonar a docência. A indisciplina escolar não envolve somente características encontradas fora da escola como problemas sociais, sobrevivência precária e baixa qualidade de vida, além de conflitos nas relações familiares, mas aspectos envolvidos e desenvolvidos na escola como a relação professor-aluno; bem como, variáveis oriundas do cotidiano escolar que permeiam o currículo oficial; entre outros, portanto, o presente artigo tem objetivo analisar de forma sucinta a indisciplina que pode ser minimizada, a partir de estudos bibliográficos, sob a ótica da mediação social a partir das interações que ocorrem dentro da escola e em especial na relação professor-aluno. Teve-se como apoio de pesquisa alguns teóricos tais como: Aquino (1999); Oliveira (2005); Parrat (2008); Saviane (2005), entre outros.
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Referências
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