ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: A IMPORTÂNCIA DO CUIDADOR DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NA ESCOLA

Autores

  • Kátia Maria de Aguiar Freire Universidad Tecnológica Intercontinental
  • Maria Durciane Oliveira Brito Universidad Tecnológica Intercontinental
  • Heber Ferreira da Silva Universidad Autónoma de Asunción

Palavras-chave:

Inclusão, Deficiência física, Cuidador, Ensino, Aprendizagem

Resumo

O estudo discute a importância do trabalho realizado pelos cuidadores escolares que acompanham alunos com deficiência física no processo inclusivo nas escolar. A problemática do estudo buscou identificar qual o papel do cuidador frente o processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência física? Os objetivos buscaram compreender o processo inclusivo historicamente; entender as limitações físicas dos alunos e a necessidade do cuidador; refletir sobre a importância do trabalho realizado pelo cuidador na escola e no acompanhamento de crianças com deficiência física. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, que através de livros e artigos sobre o assunto pôde-se responder as inquietações da investigação. Justifica-se, assim, por lançar um olhar descritivo da importância do trabalho do cuidador para a educação de crianças portadora de deficiência física. Os dados obtidos mostram que o trabalho realizado pelo cuidador, que presta também um serviço socioassistencial, possibilita o acesso das crianças a diferentes aprendizagens. O aluno deficiente físico precisa de cuidados diferentes dos demais, principalmente no tocante a locomoção do mesmo dentro da escola, ter alguém com quem pode contar em diferentes momentos, contribui para o desenvolvimento desse aluno.

 

 

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Publicado

2019-08-09

Como Citar

Freire, K. M. de A. ., Brito, M. D. O. ., & Silva, H. F. da . (2019). ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: A IMPORTÂNCIA DO CUIDADOR DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NA ESCOLA. RACE - Revista De Administração Do Cesmac, 4, 92–110. Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/administracao/article/view/1043