SUSTENTABILIDADE NO VAREJO: como as empresas podem contribuir com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável
DOI:
https://doi.org/10.3131/race.v4i0.1046Palavras-chave:
Meio Ambiente, Mercado Varejista, Consumo ConscienteResumo
Em setembro de 2015, durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável realizada em Nova Iorque-EUA, a Organização das Nações Unidas [ONU] propôs que os seus 193 países membros assinassem um plano global composto por 17 objetivos de desenvolvimento sustentável [ODS], que visam transformar o mundo até o ano de 2030. O mercado varejista é o maior empregador privado do país. Por deter 25% da força de trabalho do setor privado, pressupõe-se que as empresas de varejo possam fazer a diferença na conscientização dos seus colaboradores. O objetivo deste trabalho é estudar como as empresas podem contribuir para os 17 ODS. Para atingir este objetivo, foi pesquisada a forma como as empresas agem através de ações práticas de sustentabilidade e que gerem impacto também na conscientização dos colaboradores para o tema. Foi eleita como amostra para o estudo,uma empresa varejista com atuação no norte e nordeste, que tem 150 filiais e atualmente emprega mais de três mil colaboradores. Em 2016, esta passou à adotar um plano de ação que contribuísse para um menor impacto ambiental. Definida a amostra, aplicou-se um questionário à gestores de áreas envolvidas no projeto, levantando as ações e os resultados alcançados após implementá-las. Houve engajamento dos colaboradores, redução de consumo de itens produzidos à partir de impactos ambientais, redução de lixo e redução de custos de aquisição de materiais. As empresas interessadas em contribuir com os 17 ODS’s podem embasar-se este modelo.
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