PARADIGMAS DA PROFISSÃO DOCENTE NO BRASIL

Autores

  • Josy Matias Universidad Tecnológica Intercontinental

DOI:

https://doi.org/10.3131/race.v4i0.1048

Palavras-chave:

Paradigmas, Profissão, Docência

Resumo

Este artigo intitulado Paradigmas da Profissão Docente no Brasil realizada uma breve retrospectiva da história da profissão docente no Brasil e consequentemente da Educação no Brasil, mas, prioristicamente, enfoca a formação dos professores para a sua praxe em sala de aula, compreendendo-se, que, a formação docente restringe-se muito mais a atender as perspectivas do mercado de trabalho do que mesmo as necessidades do profissional da educação, tanto no que se refere a sua prática profissional, quando as suas necessidades mais intrínsecas, que seriam aqueles que satisfariam as suas perspectivas de realização enquanto ser humano.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARROYO F. Inácio. Formação Profissional. Editora Vozes: Petrópolis: 2001.
BRAZOROTTO, w. O Desenvolvimento da Criança. São Paulo: Cortez, 2001.
COIMBRA. C. Dasessênciasàs multiplicidades: especialismopsi e produções de subjetividade. Porto Alegre: Artes Médica, 2002.
DAVIS, Keith & NEWSTRON, John W. Comportamento Humano no Trabalho. São Paulo: Livraria Pioneira, 1992.
ESTEVES., J.M. O mal-estar docente - a sala de aula e a saúde dos professores. Bauru: EDUSC, 1999.
FOUCAULT, Michael. Microfísica do Poder. Graal. São Paulo: 1979. http://pt.wikipedia.org/wiki/MulticulturalismonoBrasil,Acessado em 08/01/2015.
MATIAS, Josy. Paradigmas da Profissão Docente no Brasil, UTIC - Universidad Tecnológica Intercontinental. Assunção - Py. 2019
NETO, Ferreira Leite João. A formação do psicólogo, Clínica, Social e Mercado. São Paulo, Belo Horizonte?BH: 2004.
NÓVOA, Antonio. Professor se forma na escola. Nova Escola, São Paulo. Editora Abril, 2001.
PILETTI, Nelson, História da Educação no Brasil. 6. ed. São Paulo: Ática, 1996.TARDIF, Maurice. Saberes Docentes & Formação Profissional. Ed. Vozes. Petrópolis: 2002

Downloads

Publicado

2019-08-11

Como Citar

Matias, J. . (2019). PARADIGMAS DA PROFISSÃO DOCENTE NO BRASIL. RACE - Revista De Administração Do Cesmac, 4, 154–179. https://doi.org/10.3131/race.v4i0.1048