Estratégia e Inovação:

Estudo de caso de uma empresa de vendas de passagem aéreas com foco nas classes C e D através da estratégia do “Oceano Azul”

Autores

  • Cláudio Filipe Lima Rapôso Universidad Autónoma de Asunción - UAA https://orcid.org/0000-0002-7757-0189
  • Marcio Luz da Conceição Universidad Autónoma de Asunción - UAA
  • Paola Aragão Ferreira Silva Universidad Autónoma de Asunción - UAA
  • Elaine de Souza Barros Universidad Autónoma de Asunción - UAA
  • Flávio Henrique Heleno Ferreira Universidad Autónoma de Asunción - UAA
  • Waldecy Ferreira de Oliveira Junior Universidad Autónoma de Asunción - UAA
  • Tamires Tomaz Heleno Ferreira Universidad Autónoma de Asunción - UAA

Palavras-chave:

Gestão da Inovação, Estudo de Caso, Oceano Azul

Resumo

O artigo destacado tem como objetivo fazer um estudo de caso em uma empresa de vendas de passagem aérea pré-pago com foco nas classes C e D. Para atingir tal objeto o estudo deve ter um embasamento teórico para descrever e destacar o que torna a empresa um “Oceano Azul”. A coleta de informações foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica consultando obras originais dos autores responsáveis pelas abordagens estudadas e fontes secundárias de publicações posteriores a esses. Após as leituras, realizou-se um fichamento, possibilitando o esclarecimento de ideias para embasar teoricamente o estudo e propor uma reflexão sobre as duas abordagens analisadas. Fica evidente que a empresa conseguir encontrar um novo público-alvo desenvolveu um novo mercado e mais amplo no ambiente de estudo, que trouxe a diversas pessoas a possibilidade de utilizar um meio de transporte incialmente considerado de elite. Além de trazer ao cliente formas de pagamento facilitado sem a necessidade de cartão e muito menos burocracia na compra de passagem. Dessa forma, a empresa ao trazer esse sentimento de acesso da população gera um valor emocional transformando-se em um exemplo de sucesso na implantação de “Oceano Azul”. Dessa forma o artigo atinge seus objetivos destacando-se a necessidade de mais estudos na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARNEIRO, J, M, T; CAVALCANTI, M, A, F, D; SILVA, J ,F.Porter Revisitado: Análise Crítica da tipologia estratégica do mestre. RAC. v.1, n.3, p.7-30. set/dez. 1997
CONKE, L, S. S. Estratégia na História Teorias e ferramentas estratégias explicadas a partir dos fatos históricos do século XX. IV Encontro de Estudos em Estratégias. Recife. 21-23 jul. 2009.
FLEURY, A, C, C. FLEURY, M, T, L. Estratégias competitivas e competências essenciais: perspectivas para a internacionalização da indústria no brasil. Gestão e Produção. V.10, n.2, p.129-144. ago. 2003.
JUSSANE, A, C; KRAKAUER, P, V. C; POLO, E, F. Reflexões sobre a estratégia do oceano azul: uma comparação com as estratégias de Ansoff, Porter e Hax & Wilde. Future Studies Research Journal. São Paulo, v.2, n. 2, p. 17-37, 2010.
KIM, W. C.; MAUBORGNE, R.. A estratégia do oceano azul:como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
OLIVEIRA. D, P, R. Planejamento Estratégico. 23. ed. – São Paulo : Atlas, 2007.
OLIVEIRA, L. A estratégia organizacional na competitividade: um estudo teórico.REAd.v.10,n.4. jul/ago. 2004.
RANDALL, R,M. W.Chan Kim and Renéé Mauborgne dispel blue ocean myths. Strategy and Leadership. v.43 p.11-14. mar 2015.
RAPÔSO, C. F. L .et al. GESTÃO DA QUALIDADE E DA PRODUÇÃO: Análise comparativa entre o PDCA e o DMAIC. RACE-Revista da Administração, v. 4, p. 147-153, 2019.
TREPTOW, I. C. ; KNEIPP, J. M. ; DRAGO, H. F. . A influência da inovação como elemento de mudança no posicionamento estratégico. In: 6º Forum Internacional Ecoinovar, 2017, Santa Maria. 6º Forum Internacional Ecoinovar, 2017.

Downloads

Publicado

2020-04-16

Como Citar

Lima Rapôso, C. F., Luz da Conceição, M., Aragão Ferreira Silva, P. ., Barros, E. de S. ., Ferreira , F. H. H. ., Ferreira de Oliveira Junior, W. ., & Ferreira, T. T. H. . . (2020). Estratégia e Inovação:: Estudo de caso de uma empresa de vendas de passagem aéreas com foco nas classes C e D através da estratégia do “Oceano Azul”. RACE - Revista De Administração Do Cesmac, 6, 4–13. Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/administracao/article/view/1064