ESTRATÉGIA E INOVAÇÃO

Estudo Bibliométrico da Estratégia do Oceano Azul

Autores

  • Cláudio Filipe Lima Rapôso Universidad Autónoma de Asunción https://orcid.org/0000-0002-7757-0189
  • Marcio Luz da Conceição Universidad Autónoma de Asunción
  • Paola Aragão Ferreira Silva Universidad Autónoma de Asunción
  • Andre Rodrigues Matsumoto Universidad Autónoma de Asunción
  • Giovanni Bruno Lopes de Souza Brito Universidad Autónoma de Asunción
  • Waldecy Ferreira de Oliveira Junior Universidad Autónoma de Asunción
  • Genifer Yani Figueira de Holanda Universidad Autónoma de Asunción

DOI:

https://doi.org/10.3131/race.v5i0.1069

Palavras-chave:

Gestão da Inovação, Estudo Bibliométrico, Oceano Azul

Resumo

No que se refere a globalização econômica, mudanças de forma intensa vem fazendo empresas a questionar e melhorar a produtividade na produção de bens e serviços, fazendo que a velocidade de transformação a competitividade a níveis. Seguindo essas premissas, o artigo destacado tem como objetivo de realizar um estudo bibliométrico da estratégia do Oceano Azul. Para atingir tal objeto o estudo deve ter um embasamento teórico para descrever e destacar o que torna a empresa um “Oceano Azul”. Comparar os resultados encontrados sobre a com a produção em inglês, assim como a realização de pesquisas nas bases EBSCOHost, Crossref.org e Google Scholar. Os recursos apresentados para a administração da ideia estão ocorrendo e utilizadas e nas corporações, estão podendo ratificar, e o que é melhor, os registros do emprego da estrutura empregada estão admitindo que as organizações consigam a inovação de valor para tanger a meta de ascender o desenvolvimento sustentável adiante da competição. Recomenda-se o incentivo de novas pesquisas sugere-se comparar os resultados encontrados sobre a Estratégia do Oceano Azul com outras estratégias, assim como a realização de pesquisas em outras bases.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBERO, E. R.; VIEIRA, B. N. Estratégia Do Oceano Azul: Relato De Implantação Em Um Setor Em Crise. Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE), [s. l.], v. 14, n. 4, p. 13

BARDIN L. Análise de conteúdo. Portugal: Edições 70; 2009.

BRITO e CUNHA R. B, GOMES R. Young male homosexuals and their health:a systematic review. Interface (Botucatu). 2015; 19(52):57-70.5–148, 2015.

CARNEIRO, J, M, T; CAVALCANTI, M, A, F, D; SILVA, J ,F .Porter Revisitado: Análise Crítica da tipologia estratégica do mestre. RAC. v.1, n.3, p.7-30. set/dez. 1997.

CATTANEO, F. R. A; SOUZA, L. A.; NOBREGA, K. C. Um estudo bibliométrico da Estratégia do Oceano Azul. Revista Brasileira de Administração Científica, [s. l.], v. 8, n. 1, p. 204–220, 2016.

CONKE, L, S. S. Estratégia na História Teorias e ferramentas estratégias explicadas a partir dos fatos históricos do século XX. IV Encontro de Estudos em Estratégias. Recife. 21-23 jul. 2009.

FLEURY, A, C, C. FLEURY, M, T, L. Estratégias competitivas e competências essenciais: perspectivas para a internacionalização da indústria no brasil. Gestão e Produção. V.10, n.2, p.129-144. ago. 2003.

JUSSANE, A, C; KRAKAUER, P, V. C; POLO, E, F. Reflexões sobre a estratégia do oceano azul: uma comparação com as estratégias de Ansoff, Porter e Hax & Wilde. Future Studies Research Journal. São Paulo, v.2, n. 2, p. 17-37, 2010.

KIM, W. C.; MAUBORGNE, R.. A estratégia do oceano azul:como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

OLIVEIRA. D, P, R. Planejamento Estratégico. 23. ed. – São Paulo : Atlas, 2007.

OLIVEIRA, L. A estratégia organizacional na competitividade: um estudo teórico.REAd.v.10,n.4. jul/ago. 2004.

PORTER, M. Estrategia competitiva. Elsevier Brasil, 2004.

RAPÔSO, C. F. L .et al. GESTÃO DA QUALIDADE E DA PRODUÇÃO: Análise comparativa entre o PDCA e o DMAIC. RACE-Revista da Administração, v. 4, p. 147-153, 2019a.

RAPÔSO, C. F. L .et al. LGPD-LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: Revisão Sistemática. RACE-Revista da Administração, v. 4, p. 58-67, 2019b.

RAPÔSO, C. F. L . SILVA, M. L. GESTÃO DA QUALIDADE E DA PRODUÇÃO: integração de técnicas avançadas e suas aplicabilidades na indústria moderna. Revista Científica Do Instituto Ideia, Rio de Janeiro, 2017.

TREPTOW, I. C. ; KNEIPP, J. M. ; DRAGO, H. F. . A influência da inovação como elemento de mudança no posicionamento estratégico. In: 6º Forum Internacional Ecoinovar, 2017, Santa Maria. 6º Forum Internacional Ecoinovar, 2017.

Downloads

Publicado

2019-12-28

Como Citar

Lima Rapôso, C. F., Conceição, M. L. da ., Silva, P. A. F. ., Matsumoto, A. R. ., Brito, G. B. L. de S. ., Oliveira Junior, W. F. de ., & Holanda, G. Y. F. de . (2019). ESTRATÉGIA E INOVAÇÃO: Estudo Bibliométrico da Estratégia do Oceano Azul. RACE - Revista De Administração Do Cesmac, 5, 4–14. https://doi.org/10.3131/race.v5i0.1069