NEGÓCIOS CRIATIVOS

Estratégias para eventos Nerd e Geek.

Autores

  • Renan Gomes Lima Faculdade Luciano Feijão - FLF
  • Rogeane Morais Ribeiro Universidade Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Maria do Socorro Silva Mesquita Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Alcineide Aguiar Pimenta Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Paola Aragão Ferreira Silva Universidad Autonôma de Asunción - PY
  • Cláudio Filipe Lima Rapôso Universidad Autonôma de Asunción - PY

DOI:

https://doi.org/10.3131/race.v5i0.1071

Palavras-chave:

Economia Criativa, Gestão Estratégica, Cultura Nerd, Valor Econômico

Resumo

Este trabalho surgiu da necessidade de saber como organizações de eventos culturais geek e nerd, obtém produtos e atrações como artigos de super-heróis, cosplay, vídeo games e entre outros, produtos estes voltados para esse público-alvo e que podem usar de modo mais eficaz a área da economia criativa como uma estratégia impulsionadora. Esses eventos ainda não tem uma proporção maior na cidade de Sobral-CE, porém seus organizadores sabem da importância que tem para o desenvolvimento cultural e econômico do município. A metodologia abordada foi de caráter exploratória qualitativa, tendo como técnica de pesquisa um roteiro semiestruturado, onde foram realizadas entrevistas com dois grupos de organizadores de eventos da cultura nerd e geek, sendo duas pessoas de cada grupo. O resultado da pesquisa mostra que os organizadores conhecem bem a área da economia criativa, e que utilizam como uma estratégia impulsionadora para os seus eventos. Também mostra a necessidade de que este tema seja abordado em trabalhos futuros, pois o assunto é bem conhecido, mas ainda necessita de estudos mais amplos. É possível concluir que a economia criativa pode estar presente de diversas formas na economia de uma cidade, podendo ser usada como estratégia impulsionadora até para eventos Geek e Nerd.

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Biografia do Autor

Rogeane Morais Ribeiro, Universidade Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutoranda em Administração - Universidade Vale do Itajaí - UNIVALI

Mestrado em Gestão de Políticas Públicas e Educação  Superior - Universidade Federal do Ceará - UFC

Graduação em Ciências Contábeis - Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Maria do Socorro Silva Mesquita, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutoranda em Administração e Controladoria - Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestre em Administração e Controladoria - Universidade Federal do Ceará - UFC

Graduação em Ciências Contabeis - Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Alcineide Aguiar Pimenta, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Mestrado em Administração - Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Graduação em Administração de Empresas - Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Paola Aragão Ferreira Silva, Universidad Autonôma de Asunción - PY

Mestranda em Administração de Empresa – Universidad Autonôma de Asunción - PY

Especialista em Gestão de Pessoas – Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA

Bacharelado em Administração – Faculdade Luciano Feijão - FLF

Cláudio Filipe Lima Rapôso, Universidad Autonôma de Asunción - PY

Mestrando em Administração de Empresa - Universidad Autonôma de Asunción - PY
MBA em Gestão de Projetos – Faculdade Alfamérica - SP
Bacharelado em Engenharia de Produção – Faculdade Estácio do Recife - PE

Referências

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Publicado

2019-12-29

Como Citar

Gomes Lima, R., Morais Ribeiro, R., Silva Mesquita, M. do S. ., Aguiar Pimenta, A. ., Aragão Ferreira Silva, P. ., & Lima Rapôso, C. F. (2019). NEGÓCIOS CRIATIVOS: Estratégias para eventos Nerd e Geek. RACE - Revista De Administração Do Cesmac, 5, 56–69. https://doi.org/10.3131/race.v5i0.1071