A CONTRIBUIÇÃO DA APAE PARA A CIDADE DE ILHA GRANDE – PIAUÍ
Palavras-chave:
APAE, Deficiência, Cidade de Ilha GrandeResumo
Diante do contexto da educação especial, este artigo tem como objetivo relatar a importância da APAE para a cidade de Ilha Grande no estado do Piauí, apresentando os deveres e direitos educacionais que ela estabelece para a população, com ênfase nas pessoas que possuem necessidades especiais e que residem neste município. Para isso, fez-se uma observação com intuito de compreender o funcionamento da escola e da clínica da APAE do município citado, além de analisar como é feita a organização e o funcionamento da instituição, mediante a sua importância para as famílias das crianças e jovens que necessitam do atendimento fornecido no local. A metodologia aplicada é de caráter qualitativo e a pesquisa foi realizada por meio de uma visita na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município de Ilha Grande no estado do Piauí. A obtenção de dados que serviram como base de discussão deste trabalho foi feita por meio de entrevista previamente planejada e aplicada à Coordenadora da APAE e seus fundadores. Percebeu-se que por meio deste instrumento de coleta de dados surgiram-se diversos questionamentos e também foi possível compreender o contexto em que as associações surgiram e como elas contribuem no propósito de ajudar as famílias a incluir seus filhos em sociedade e também nas escolas regulares, garantindo os seus direitos como quaisquer outras pessoas.
Downloads
Referências
FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAES. Estatuto da Federação Nacional das APAES. São Paulo, 1962.
FREIRE, A. B. P. et al. Percepção de alunas de psicologia à atuação do psicólogo na apae: discurssões e desafios. Disponível em: <https:// www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD1_SA7_ID10588_15082016154042.pdf> Acesso em: 19 jun. 2019.
MARQUES, J. R. A Importância do trabalho voluntário. 2016. Disponível em: <www.jrmcoaching.com.br> Acesso em: 20 jun. de 2019.
JANNUAZZI, G. M., CAIADO, K.R.M. APAE: 1954 a 2011, algumas reflexões. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
KREBS, R. J. et al. Educação inclusiva e necessidades educacionais especiais. Editora UFSM, 2005.
LAPLANE, A. L. F. et al. As relações público-privado na educação especial: tendências atuais no Brasil. Revista Teias, v. 17, n. 46, p. 40-55, 2016.
SILVA, J. H. et al. Produção do conhecimento sobre as instituições especializadas para a pessoa com deficiência intelectual (1996-2015). Perspectiva, v. 35, n. 3, p. 859-886, 2017.