A Educação como Agente e Produto da Sociedade da Comunicação e Informação
Palavras-chave:
Sociedade da informação. Processo de ensino e aprendizagem. Educação.Resumo
Diante dos avanços tecnológicos, a sociedade da comunicação e informação é uma realidade imediata dos novos mercados, um período que vem conseguindo transformar o mundo em uma sociedade extremamente globalizada e conectada. A aprendizagem é um processo educacional ininterrupto que acontece durante toda a vida do sujeito, desde a mais branda infância até a mais progredida velhice. Por esta razão, refletimos que é de essencial valor que os educadores compreendam que tipo de sujeito ambiciona educar para esta sociedade, já que dependem, em grande parte, as escolhas que arranjamos pelos conteúdos que instruímos, pela metodologia que nomeamos e pelas atitudes que adotamos diante dos alunos. Em síntese, compreende-se que a aprendizagem na era das novas tecnologias da informação exige uma política de produção de si e do mundo.
Downloads
Referências
COSTA, Marisa Vorraber. Novos olhares na pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP & A, 2002.
CRUZ, José Marcos de Oliveira. Processo de ensino-aprendizagem na sociedade da informação. Educação & Sociedade, v. 29, n. 105, p. 1023-1042, 2008.
DEMO, P. O que aprender, afinal?. In: DEMO, P. Conhecer e aprender: sabedoria dos limites e desafios. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
DEWEY, John. Experiência e educação. São Paulo: Editora Nacional, 1979.
DEWEY, John. Vida e educação. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
DOS SANTOS, Cicera; DOS SANTOS, Dalva Pereira; DE LIMA, Mariluce Aparecida. A Importância da Atividade Lúdica na Educação Matemática. Revista Psicologia & Saberes, v. 9, n. 14, p. 79-87, 2020.
FREIRE, Paulo. A educação Como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
KONDER, Leandro. O que é Dialética. São Paulo: Brasiliense, 2000.
LARAIA, Roque B. Cultura – um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.
MORIN, Edgar. A Cabeça bem-feita. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
MOSCOVICI, Fela. Desenvolvimento interpessoal. 5 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1975.
PONTES, Edel Alexandre Silva. O ATO DE ENSINAR DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Ensaios Pedagógicos, v. 2, n. 2, p. 109-115, 2018.
PONTES, Edel Alexandre Silva. A ARTE DE ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM SINCRONISMO IDEAL ENTRE PROFESSOR E ALUNO. Revista Psicologia & Saberes, v. 7, n. 8, p. 163-173, 2018.
PONTES, Edel Alexandre Silva. O PROFESSOR ENSINA E O ALUNO APRENDE: QUESTÕES TEÓRICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. RACE-Revista da Administração, v. 4, p. 111-124, 2019.
VYGOTSKY, L.S. - Teoria e método em psicologia. 2. ed. São Paulo (Brasil): Martins Fontes, 1998.