As Práticas Educativas para a Educação do Campo
Palavras-chave:
Escola do Campo, Educação, Conhecimentos, Ensino – aprendizagem.Resumo
O presente artigo aborda sobre a Educação do Campo, dentro do sistema educacional. Tendo como eixo a importância de discutir os desafios e as perspectivas que o professor se depara em diferentes situações do cotidiano. Educação do Campo no ensino aprendizagem vem trazer e somar conhecimentos e culturas mostrando realidades diferentes, sendo assim a base para que os educandos desenvolvam suas atividades para o seu crescimento e transformação como ser social com habilidades de conhecer, atuar e refletir de forma ativa mediante a realidade. Traz como objetivo geral compreender o modelo de educação do campo como formadora de sujeitos voltados para o estudo da realidade em que estão inseridos. É de extrema importância que se teçam reflexões de nossas ações educativas, pois estamos sempre nos deparando com os mais longos desafios da caminhada educacional, por isso a pesquisa confirma a importância que a prática educativa contribui para o desenvolvimento da aprendizagem do educando. Para tanto, a Educação do Campo se afirma na defesa de um país vinculado à construção de um projeto de desenvolvimento, no qual a educação é uma das dimensões necessárias para a transformação da sociedade atual.
Downloads
Referências
BRASIL. LDB, Lei 9394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Corde, 1996.
CALDART, Roseli Salete. Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In: ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna (Org.). Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa, São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LEITE, S. C. Escola rural: urbanização e políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1999.
LUNA, A. C.; ROCHA, E. N. (orgs.). Praticas pedagógicas e formação de educadores (as) do campo: caderno pedagógico da educação do campo. Brasília: dupligráfia, 2009.
PONTES, Edel Alexandre Silva. O PROFESSOR ENSINA E O ALUNO APRENDE: QUESTÕES TEÓRICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. RACE-Revista da Administração, v. 4, p. 111-124, 2019.
SOARES, M. Linguagem e escola: Uma perspectiva social. 13ª Ed. São Paulo: ática, 1995.