Avaliação de Aprendizagem e o Aluno Surdo - Um Estudo de Caso na Cidade de Tutóia - MA
Palavras-chave:
Surdo, Cultura Surda, Avaliação.Resumo
O presente trabalho vem abordar o processo de avaliação de aprendizagem com um aluno surdo na disciplina de língua portuguesa, um estudo de caso na cidade de Tutóia-MA. O trabalho tem como objetivo conhecer as estratégias utilizadas pelo professor de português no processo de avaliação com alunos surdos e como especifico verifica se o professor ao elaborar atividades avaliativas dos alunos surdos faz algumas adequações; Averiguar como acontece o processo de ensino e aprendizagem em sala na disciplina de português; Analisar as estratégias de correção do professor de português na produção textual do aluno surdo. Para responder a esses objetivos foi necessário uma discussão bibliográfica com os seguintes autores Felipe (1997); Luckesi (2011); Mantoan (2003) e outros meios de pesquisa, foi utilizado a pesquisa de cunho qualitativo, com isso observou-se a grande necessidade do professor ter um conhecimento da LIBRAS para que o processo de avaliação de aprendizagem aconteça de forma inclusiva.
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Referências
BRASIL. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no. 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, Decreto nº 5626 de 22 de dezembro de 2005.
FELIPE, T. A. Escola Inclusiva e os direitos linguísticos dos Surdos. Rio de Janeiro: Revista Espaço – INES, 1997. p. 41-46, Vol. 7.
GONSALVES, Elisa Pereira. Conversas sobre iniciação à pesquisa cientifica. 4 ed. Campinas, SP: Alínea, 2007.
LUCKESI, CIPRIANO Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22ª edição. São Paulo: Cortez Editora, 2011.
MANTOAN, M.T. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer?. São Paulo: Moderna, 2003.