Educação Inclusiva e a Necessidade de uma Formação de Qualidade para os Professores

Autores

  • Katia Maria de Aguiar Freitas Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Maria Durciane Oliveira Brito Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Sheila dos Santos Brazil Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Palavras-chave:

Inclusão Escolar. Formação de Qualidade. Mediação.

Resumo

O presente estudo faz uma importante reflexão sobre a necessidade de formação para professores, enfatizando as práticas docentes como ações mediadoras. Desse modo, o objetivo geral da investigação foi identificar a importância da formação de professores para atuarem na escola inclusiva. Os objetivos específicos buscaram compreender como a formação contínua pode beneficiar a ação docente, entender as possibilidades teórico-práticas trazidas pela qualidade da formação recebida pelos docentes. A metodologia usada na realização do estudo foi a pesquisa bibliográfica, que permitiu usar livros e artigos sobre o assunto para responder as questões investigativas. Para tanto, a mesma justifica-se por promover uma discussão relevante sobre a qualidade da formação de professores que atuam na escola inclusiva. Foi possível identificar que a qualidade da formação recebida por professores pode contribuir com a melhoria do processo inclusivo, principalmente por a formação contínua ser uma forma de conhecerem novos métodos, práticas que assista o docente para que tenha resultados exitosos com seus alunos.

 

 

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Biografia do Autor

Katia Maria de Aguiar Freitas, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Mestranda em Ciências da Educação – UTIC- PY; Graduada em Pedagogia com habilitação em biologia (UVA); especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (INTA). 

Maria Durciane Oliveira Brito, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Mestranda em Ciências da Educação – UTIC – PY; Especialista em LIBRAS – UFPI / INTA; Especialista em Educação Infantil – ISEPRO; Especialista em Psicopedagogia – FIAR; Graduanda em Letras LIBRAS- UNIASSELVI; Graduada em Pedagogia – UFPI. 

Sheila dos Santos Brazil, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Mestranda em Ciências da educação pela UTIC – PY; Pós-graduada em Auditoria, Controladoria e Finanças - DEXTER. Graduada em Ciências Contábeis – FAP. 

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Publicado

2020-06-02

Como Citar

Freitas, K. M. de A. ., Brito, M. D. O. ., & Brazil, S. dos S. . (2020). Educação Inclusiva e a Necessidade de uma Formação de Qualidade para os Professores . RACE - Revista De Administração Do Cesmac, 7, 10–19. Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/administracao/article/view/1243