Investigação Experimental de um Produto Educacional: um jogo matemático desenvolvido a partir do conceito intuitivo de probabilidades

Autores

  • Edel Alexandre Silva Pontes Instituto Federal de Alagoas
  • Janaina Rodrigues de Miranda Universidade Federal de Alagoas
  • Janaine Ferreira dos Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Mateus Batista Ferreira Instituto Federal de Alagoas
  • Mayara dos Santos Soares Instituto Federal de Alagoas
  • Rayane Correia dos Santos Instituto Federal de Alagoas
  • Rita de Kassia Ferrari Sobrinho Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Jogos matemáticos. Ensino e Aprendizagem de matemática. Probabilidades

Resumo

Diversas pesquisas em educação matemática são realizadas, anualmente, no intuito de apresentar novas metodologias para o ensino de matemática na educação básica. Este trabalho objetivou apresentar uma proposta pedagógica para o ato de ensinar e aprender matemática, através de um jogo matemático, pertencente a um produto educacional produzido pelo grupo de pesquisa GALC, chamado jogo de dados de seis faces para probabilidades, cujo pré-requisito para seu entendimento é a ideia intuitiva de probabilidades. Metodologicamente, a pesquisa experimental foi realizada com seis alunos voluntários do curso técnico em informática do Instituto Federal de Alagoas – Campus Rio Largo, da qual sua finalidade era dispor o emprego do jogo para os envolvidos, de maneira que eles pudessem explicar matematicamente os resultados observados e esperados do jogo. Os resultados obtidos foram extremamente satisfatórios e causaram bastante curiosidade dos envolvidos na busca pela solução ótima. Espera-se que este trabalho possa significar uma proposta incentivadora a outros educadores e pesquisadores para o fortalecimento de ensinar e aprender matemática através de novas metodologias, particularmente por jogos.

 

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Publicado

2020-06-12

Como Citar

Pontes, E. A. S., Miranda, J. R. de ., Santos, J. F. dos ., Ferreira, M. B. ., Soares, M. dos S. ., Santos, R. C. dos ., & Sobrinho, R. de K. F. . (2020). Investigação Experimental de um Produto Educacional: um jogo matemático desenvolvido a partir do conceito intuitivo de probabilidades. RACE - Revista De Administração Do Cesmac, 7, 20–30. Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/administracao/article/view/1252