Libras e Astronomia: Relato de Experiência de Oficina Pedagógica no Instituto Federal do Piauí, Campus Parnaíba - PI

Autores

  • Bruna Pamela dos Reis Souza Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Piauí - campus Parnaíba
  • Maria Durciane Oliveira Brito Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Liziane do Amorim Silva Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Ceará - Campus Sobral
  • Mariene de Sales Silva Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral
  • Eline Cristina de Paula Silva Instituto Superior de Educação Programus - ISEPRO
  • Sheila dos Santos Brazil Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Palavras-chave:

Libras, Astronomia, Inclusão, Educação.

Resumo

A oficina de Astronomia em Libras foi realizada durante o evento: III Encontro Integrador de Ciência, Tecnologia e Sociedade: Desafios da Produção Acadêmica na Atualidade, no Instituto Federal do Piauí - Campus Parnaíba, proporcionando a busca ao conhecimento no processo de inclusão entre surdos e ouvintes, trazendo a ciência em elo com a Língua de Sinais e sua importância para o meio acadêmico. A princípio ocorreu uma breve introdução sobre a Língua Brasileira de Sinais trazendo a lei 10.436 e sua importância para os participantes, em seguida, foram apresentados os sinais da Libras dentro da área de Astronomia, para o complemento desta atividade, foi realizada uma dinâmica para os participantes, objetivando uma maior interação entre os participantes ao ensino da Astronomia sinalizada, e propiciando o aprendizado desta Ciência.

 

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Biografia do Autor

Bruna Pamela dos Reis Souza, Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Piauí - campus Parnaíba

Graduanda do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Parnaíba. E-mail: 

Maria Durciane Oliveira Brito, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Mestranda em Ciências da Educação (UTIC – PY), Pedagoga (UFPI), Especialista em Língua Brasileira de Sinais (INTA - PI e UFPI), Especialista em Educação Infantil (ISEPRO-PI), Pós graduanda em Psicopedagogia (DEXTER – PI) e Graduanda em Letras Libras (UNIASSELVI – PI). 

Liziane do Amorim Silva, Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Ceará - Campus Sobral

Mestranda em Ensino de Física (IFCE- Campus Sobral), Graduada em Física IFPI - Campus Parnaíba, Pós graduanda em Ensino de Física (UCAM). 

Mariene de Sales Silva, Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral

Graduanda do Curso de Licenciatura em Música (UFC- Campus Sobral). 

Eline Cristina de Paula Silva, Instituto Superior de Educação Programus - ISEPRO

Pedagogia - UFPI/CMRV; Pós-graduanda em Neuropsicopedagogia – ISEPRO; 

Sheila dos Santos Brazil, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Mestranda em Ciências da educação pela UTIC – PY ; Pós-graduada em Auditoria, Controladoria e Finanças - DEXTER. Graduada em Ciências Contábeis – FAP. 

Referências

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Publicado

2020-06-24

Como Citar

Souza, B. P. dos R. ., Brito, M. D. O. ., Silva, L. do A. ., Silva, M. de S. ., Silva, E. C. de P. ., & Brazil, S. dos S. . (2020). Libras e Astronomia: Relato de Experiência de Oficina Pedagógica no Instituto Federal do Piauí, Campus Parnaíba - PI . RACE - Revista De Administração Do Cesmac, 7, 31–39. Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/administracao/article/view/1270