A Percepção do Professor diante da Metodologia do Ensino das Artes: Práticas Lúdicas Através da Música

Autores

  • Adriana Colodel Shmoeller

Palavras-chave:

Música, lúdico, desenho, pintura.

Resumo

O presente artigo ressalta que o desenvolvimento integral da criança depende do seu  meio sociocultural. A arte faz parte da cultura da criança.  Diante das atividades  de arte é que a criança desenvolve o seu cognitivo. A arte por ser de natureza lúdica proporciona o conforto e estabelece a interação de confiança.  A música  é uma atividade artística necessária para o desenvolvimento integral da criança.  Nosso trabalho tem como objetivo identificar nas literaturas a percepção  do professor diante do uso de atividades lúdicas  com músicas, desenhos e pinturas nas aulas.  A música nas aulas de arte contribui para o ensino e aprendizagem num desenvolvimento global na criança.  Metodologicamente, foi realizado um estudo bibliográfico e revisão de literatura. Os resultados da pesquisa, feita pelas comparações entre teóricos, constataram que a arte, por ser de natureza lúdica, envolvendo música, garantiu o desenvolvimento da criança, no ponto de vista emocional, psicomotor e cognitivo.  Sair da monotonia de aulas padronizadas é importante, monotonia deixa os alunos sem estímulo para aprender, tudo vira uma rotina, sem motivação o aluno não se desenvolve por completo. Portanto,  a música dentro ou fora da sala de aula se torna estímulo e quando utilizada dentro de um planejamento bem elaborado se torna um instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem.

 

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Publicado

2020-07-06

Como Citar

Shmoeller, A. C. . (2020). A Percepção do Professor diante da Metodologia do Ensino das Artes: Práticas Lúdicas Através da Música. RACE - Revista De Administração Do Cesmac, 7, 40–51. Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/administracao/article/view/1276