Os Desafios e as Perspectivas da Gestão da Educação Especial e Inclusiva da 1º GRE de Parnaíba – PI

Autores

  • Cecília Sávia Oliveira Aguiar Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Piauí - campus Parnaíba
  • Wellington Silva Aguiar Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Piauí - campus Parnaíba
  • Maria Durciane Oliveira Brito Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Kamila Lima de Macedo Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Piauí - campus Parnaíba
  • Luana Crys Silva de Souza Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Piauí - campus Parnaíba

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Desafios. Inclusão.

Resumo

A Educação inclusiva enfrenta várias dificuldades no contexto atual, a partir disso, o presente artigo buscou analisar os desafios e as perspectivas da gestão da Educação Especial e Inclusiva da 1º Gerência Regional de Educação (GRE) de Parnaíba – PI. Neste sentido, foram levantados dados sobre a história da Educação Especial no Brasil, além de apresentar os avanços que norteiam inovações no âmbito da Educação Especial. O tipo de pesquisa caracteriza-se como exploratória, onde foi desenvolvida por meio de um questionário via WhatsApp, pois segundo Gil (2002), promove a correlação entre o pesquisador e o pesquisado. Neste caso, o mesmo foi direcionado para a coordenadora da Educação Especial e Inclusiva da 1° GRE de Parnaíba-PI, onde o questionário apresentava sete questões que foram elaboradas de acordo com o tema do artigo. Dessa forma, foi obtido resultados satisfatórios, pois o estudo promoveu um conhecimento acerca das questões que norteiam a Educação Inclusiva atualmente, bem como o trabalho da gestão frente aos desafios recorrentes. Além do mais, foi verificado o quanto é importante a coletividade da sociedade como um todo para a melhoria da inclusão escolar e as capacitações, as quais deveriam ser direcionadas para todos os profissionais da rede pública de ensino, e não somente para os que já atuam na área da inclusão.

 

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Biografia do Autor

Cecília Sávia Oliveira Aguiar, Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Piauí - campus Parnaíba

Graduanda em Licenciatura em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPI – Campus Parnaíba- PI.

Wellington Silva Aguiar, Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Piauí - campus Parnaíba

Graduando em Licenciatura em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPI – Campus Parnaíba- PI. 

Maria Durciane Oliveira Brito, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Mestranda em Ciências da Educação (UTIC); Graduada em Pedagogia (UFPI); Especialista em LIBRAS (INTA) e (UFPI); Especialista em Educação Infantil (ISEPRO); Especialista em Psicopedagogia clínica, institucional, hospitalar (FIAR), Graduanda em Letras LIBRAS (UNIASSELVI).

Kamila Lima de Macedo, Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Piauí - campus Parnaíba

Graduanda em Licenciatura em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPI – Campus Parnaíba- PI. 

Luana Crys Silva de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Piauí - campus Parnaíba

Graduanda em Licenciatura em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPI – Campus Parnaíba- PI. 

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Publicado

2020-07-06

Como Citar

Aguiar, . C. S. O., Aguiar, W. S., Brito, M. D. O. ., Macedo, K. L. de ., & Souza, L. C. S. de . (2020). Os Desafios e as Perspectivas da Gestão da Educação Especial e Inclusiva da 1º GRE de Parnaíba – PI. RACE - Revista De Administração Do Cesmac, 7, 66–75. Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/administracao/article/view/1278