A Inclusão da LIBRAS na Educação à Distância

Autores

  • Suêdes Gomes Silva
  • Katiana de Oliveira Silva
  • Maria Clara de Assis Carvalho
  • Eline Cristina de Paula Silva
  • Hérica Tanhara Souza da Costa
  • Maria Durciane Oliveira Brito

Palavras-chave:

Educação; LIBRAS; inclusão; EaD.

Resumo

O presente artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre o uso da LIBRAS na Educação a Distância (EaD), de forma que o ambiente virtual de aulas tem se desenvolvido muito ao longo dos anos e assim podem englobar uma vasta quantidade de pessoas, entre elas algumas possuem necessidades especiais e a LIBRAS entra diretamente nesse contesto de inclusão, assim os conhecimentos podem ser difundidos de forma igualitária. Deste modo percebe-se que diariamente as pessoas tem buscado mais especializações através do ensino a distância, além de ser uma ferramenta de estudo mais pratica e versátil, de modo à possibilitar o estudante fazer seu próprio horário. Normalmente não são todas as plataformas que dispõem de ferramentas inclusivas como a LIBRAS, esse cenário tem mudado diariamente com as diversas formas de disseminação do conhecimento, mas ainda é possível ver dificuldades envolvendo esse assunto, mas por outro lado essa forma de transmissão dos conhecimentos, podem ser acessadas até nos locais mais remotos da Terra, possibilitando a acessibilidade em alguns aspectos, tais como: estudar quando e onde quiser, podem revisar os conteúdos e além da praticidades de poder conciliar trabalho e estudo. Assim essa revisão objetivou-se diretamente em analisar as dificuldades na transmissão de conhecimento através das plataformas educacionais a distância para alunos surdos, e poder enfatizar a importância da Libras nos ambientes educacionais e poder verificar as formas que ela está incluída no mesmo, e assim vir a ter um norteamento de como ela está inclusa na educação EaD, e analisando rumos a serem tomados.

 

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Biografia do Autor

Suêdes Gomes Silva

Graduando no curso de Licenciatura em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - campus Parnaíba.

Katiana de Oliveira Silva

Graduanda em Licenciatura em Química – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI. 

Maria Clara de Assis Carvalho

Graduanda do curso de Licenciatura em Química – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí IFPI.

Eline Cristina de Paula Silva

Graduada em Pedagogia - UFPI; Pós graduanda em Neuropsicopedagogia- ISEPRO. 

Hérica Tanhara Souza da Costa

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas. 

Maria Durciane Oliveira Brito

Mestranda em Ciências da Educação (UTIC – PY), Pedagoga (UFPI), Especialista em Língua Brasileira de Sinais (INTA - PI e UFPI), Especialista em Educação Infantil (ISEPRO), Especialista em Psicopedagogia Clinica, Institucional e Hospitalar (FIAR) e Graduanda em Letras Libras (UNIASSELVI). E-mail: 

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Publicado

2020-10-18

Como Citar

Silva, S. G. ., Silva , K. de O. ., Carvalho, M. C. de A. . ., Silva, E. C. de P. ., Costa , H. T. S. da ., & Brito , M. D. O. (2020). A Inclusão da LIBRAS na Educação à Distância. RACE - Revista De Administração Do Cesmac, 7, 139–147. Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/administracao/article/view/1339