DIFICULDADES ENCONTRADAS POR EDUCANDOS PARA CONSTRUÇÃO DA REDAÇÃO NO ENEM (Dissertação de Mestrado)

Autores

  • José Guilherme de Souza Côrte Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Palavras-chave:

Redação, ENEM, Vestibular.

Resumo

Este estudo teve como objetivo geral avaliar as principais dificuldades dos alunos na produção de redação focando o exame nacional do ensino médio - ENEM. E como objetivos específicos: identificar as dificuldades dos alunos na produção de redação para o ENEM; verificar de que maneira é trabalhado o conteúdo redação para o ENEM; identificar as temáticas de maior e menor interesse dos alunos para a produção de redação voltada para o ENEM; e verificar o que deve ser melhorado no ensino da redação visando a prova do ENEM. A metodologia utilizada foi do tipo pesquisa teórica bibliográfica e pesquisa de campo descritiva. A amostra do estudo contou com 447 estudantes do 3º ano de escolas estaduais de Macapá. Encontrouse como principais resultados que os alunos sentem a necessidade, dentre outras, de trabalhar conteúdos interativos, praticar mais a redação, ter mais aulas práticas, melhoria na didática de ensino dos docentes, maior interação professor-aluno e ter aulas com temas mais interativos. Concluiu-se que é necessário que o professor atente às dificuldades dos alunos nas produções de textos, instigue o mesmo a querer aprender e também que utilize de metodologias que tornem as aulas de redação mais atrativas. Trabalhar foco e disciplina com os alunos pode ser um fator contribuinte para que eles possam ter boas consequências por exemplo, como ser cidadãos argumentadores, críticos e reflexivos.

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Publicado

2020-10-18

Como Citar

Côrte, J. G. de S. (2020). DIFICULDADES ENCONTRADAS POR EDUCANDOS PARA CONSTRUÇÃO DA REDAÇÃO NO ENEM (Dissertação de Mestrado). RACE - Revista De Administração Do Cesmac, 6. Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/administracao/article/view/1340