Experimentação Virtual no Ensino de Física: Revisão Sistemática de Literatura

Autores

  • Sidney Jorge do Nascimento da Silva Sistema Organizacional de Ensino Modular - AP

Palavras-chave:

Física. Ensino Médio. Escola do campo. Entraves. Aprendizagem.

Resumo

A física constitui um dos componentes curriculares que compõem o ensino médio, explorando conteúdos que envolvem interpretações e cálculos matemáticos, estabelecendo às vezes determinados entraves na relação do processo ensino-aprendizagem. Diante desses aspectos, buscou-se nesse artigo analisar os fatores que interferem no processo ensino-aprendizagem dos conteúdos de física e a experimentação virtual como recurso pedagógico que pode tornar o ensino dessa disciplina mais interativo e próximo da realidade dos alunos. Através da intenção de construir uma revisão sistemática, realizou-se a seleção de artigos em bases de dados de revistas indexadas, os quais foram inclusos por terem sido publicados em língua portuguesa, lançados no sistema entre 2000 a 2010 e por terem relações com as palavras chave referidas. Foram excluídos os que não tivessem relação com a temática, e que estivessem em língua estrangeira. Os resultados abordam as novas tecnologias logo se pensa em computadores, vídeo, softwares e Internet. Todos esses equipamentos são meios demonstrativos da atual tecnologia, entretanto em se tratando de educação, o termo é amplo e inclui em seu contexto a forma com que os professores organizam o processo de ensino, ou seja, como organiza a sala de aula, como os alunos são dispostos em grupos, os planejamentos, enfim, todas essas práticas também são consideradas tecnologias. Portanto, chegou-se a conclusão de que é preciso que o professor crie um ambiente propicio para a aprendizagem, estabelecendo novas metodologias, não atuando somente com as tradicionais, para que não aconteça a queda nas práticas das atividades, complementando o processo natural de desinteresse que acontece com a entrada na adolescência e na vida adulta pelas práticas já costumeiras na escola tradicional.

 

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Biografia do Autor

Sidney Jorge do Nascimento da Silva, Sistema Organizacional de Ensino Modular - AP

Mestre em Ciências da Educação, Especialista em Matemática Superior, Graduado em Ciências com habilitação em Física, Professor da Rede Pública, trabalhando no Sistema Organizacional de Ensino Modular. 

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Publicado

2020-11-18

Como Citar

Silva, S. J. do N. da . (2020). Experimentação Virtual no Ensino de Física: Revisão Sistemática de Literatura. RACE - Revista De Administração Do Cesmac, 8, 54–77. Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/administracao/article/view/1349