Educação Inclusiva: noções de orientação e mobilidade nas aulas de Educação Física Escolar

Autores

  • Daniel Guilherme Marquezani Silva Governo do Estado do Amapá
  • Jonielson Góes da Silva Universidade Paulista – UNIP Macapá

Palavras-chave:

Deficiência visual. Orientação e mobilidade. Educação Física.

Resumo

A deficiência visual, caracterizada como cegueira ou baixa visão, é a perda da acuidade visual, causando uma limitação de percepção de estímulos através dos olhos e, frequentemente, resulta em prejuízos cognitivos, emocionais, sociais e, sobretudo, funcionais.  Este artigo tem como objetivo analisar a importância do desenvolvimento de noções de orientação e mobilidade nas aulas de Educação Física Escolar, uma vez que essa disciplina possui, como objeto de aprendizagem, o movimento, visando a autonomia e o desenvolvimento integral de alunos com deficiência visual. Com base na pesquisa bibliográfica, como fonte primária de pesquisa, e conceitos de autores que caracterizam essa deficiência, seguindo com a identificação das noções de orientação e mobilidade e, por fim, associamos a importância do desenvolvimento de tais vivências no ambiente das aulas de Educação Física Escolar. Nesta perspectiva, conclui-se que é essencial o desenvolvimento de noções de orientação e mobilidade nas aulas de Educação Física Escolar, uma vez que a falta de estímulos motores compromete diretamente a interação do indivíduo com o ambiente, favorecendo o atraso do seu desenvolvimento e o sentimento de incapacidade e insegurança.

 

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Referências

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Silva, D. G. M., & Silva, J. G. da . (2020). Educação Inclusiva: noções de orientação e mobilidade nas aulas de Educação Física Escolar. RACE - Revista De Administração Do Cesmac, 8, 151–156. Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/administracao/article/view/1371