Horta na Escola com Uso do Resíduo do Coco Verde e Água dos Condicionadores de Ar
Palavras-chave:
Coco. Horta. Subprodutos.Resumo
As sociedades modernas geram cada vez mais resíduos pela elevação de uso dos recursos naturais e o consumo de produtos da natureza, o que tem aumentado muito os níveis de poluição, o que leva à necessidade de adotar ações para a mitigação dos efeitos decorrentes. A utilização da horta com o aproveitamento do resíduo do coco verde como substrato e água proveniente dos condicionadores de ar para a irrigação, faz parte de ações sustentáveis e que vai sem dúvida nenhuma mudar a maneira de pensar e agir da maioria da população envolvida no projeto HORTA NA ESCOLA COM USO DO RESÍDUO DO COCO VERDE E ÁGUA DOS CONDICIONADORES DE AR. O caminho para incentivar o desenvolvimento sustentável passa pelos benefícios econômicos, que podem ser percebidos por intermédio da redução dos gastos com matéria-prima, energia, disposição de resíduos, e a busca pelo uso de resíduos derivados do processo produtivo como matéria-prima para seu produto. Este trabalho tem o objetivo de abordar a importância da atividade de produção de subprodutos do coco no município de Aracaju e sua utilização em uma hor
Downloads
Referências
https://comofazerumahorta.com.br/irrigacao/ acessado em 15 de agosto de 2019.
http://www.cnph.embrapa.br/organica/pdf/folder_substrato_organico.pdf
AQUASTOTOK – Água da Chuva. Sistema de reaproveitamento da água de chuva. 2005. Disponível em htpp://www.engeplasonline.com.br. Acesso em: agosto de 2019.
Carrijo, O. A., Liz, R. S. e Makishima, N. Fibra da casca de coco verde como substrato agrícola. Hort. Bras., v.20, n.4, p.533-535. 2002.
CUNHA, Ananda Helena Nunes. O reuso de água no brasil: a importância da reutilização de água no país. Enciclopédia biosfera, Centro Científico Conhecer - Goiânia, vol.7, N.13; 2011 Pág. 1225 à 1248. Disponível em <http:/w.w.w.conhecer.org.br/enciclop/2011b/ciências%20ambientais/0%20reuso.pdf>. Acesso: 25/09/19.
FLORES, H.J.M.; MAGAÑA, J.J.G.; ÁVALOS, V.M.C.; GUTIÉREZ, G.O.; VEGA, Y.Y.M. Características morfológicas de plántulas de dos especies forestales tropicales propagadas en contenedores biodegradables y charolas styroblock. Rev. Mex. Cien. For., v.2, n.8, 2011.
GALIZONE, Flávia Maria. Notas sobre água e chuva: o programa um milhão de cisternas no semiárido mineiro. XIV Encontro Nacional de Estudos Populacionais. ABEP, Set, Caxambu, 2004.
IBGE. Produção agrícola municipal: culturas temporárias e permanentes. Brasília, DF: IBGE, 2013. v. 14. p 75.
MAY, Simone. Estudos da viabilidade do aproveitamento de água de chuva para consumo não potável em edificações. São Paulo – SP, 2004. 159 p.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. A política dos 5 R's. Disponível em http://www.mma.gov.br/comunicacao/item/9410. Acesso em 2017.
NUNES, M. U. C. Compostagem de resíduos para produção de adubo orgânico na pequena propriedade. Aracaju: Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2009. 7 p. (Embrapa Tabuleiros Costeiros. Circular Técnica, 59).
SENHORAS, Elói. Estratégia de uma Agenda para a Cadeia Agroindustrial do Coco. Campinas: Ed. ESC, 2003.