Por que a água gelada esquenta rapidamente e o café quente esfria rapidamente?

Autores

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem de matemática, Equação diferencial, Lei de aquecimento e resfriamento de Newton

Resumo

As equações diferencias desempenham um papel extremamente importante nas áreas de ciências exatas e engenharia. Resolver uma equação diferencial constitui encontrar uma família de curvas integrais que satisfaça ao modelo proposto. Este estudo objetivou investigar a equação diferencial ordinária (EDO) linear de 1º ordem de forma a responder alguns questionamentos: Por que a água gelada, se não beber logo, esquenta rapidamente, no meio ambiente? Por que o café quente, se não tomar logo, esfria rapidamente, no meio ambiente? Metodologicamente, a ideia do trabalho é mostrar a solução de uma EDO linear de 1º ordem e simular um experimento para saber o que acontece com as duas situações, da água e do café, durante um intervalo de tempo. Espera-se que as aplicações aqui apresentadas possam auxiliar o professor de cálculo  no processo de ensino e aprendizagem de matemática na educação superior. 

Palavras-chave: ; ;. Lei de aquecimento e resfriamento de Newton. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edel Alexandre Silva Pontes, Instituto Federal de Alagoas

Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas. Doutor em Ciências da Educação com ênfase no Ensino de Matemática pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC) revalidação MEC/UFAL; Mestre em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente é Diretor-Geral do Instituto Federal de Alagoas - IFAL Campus Rio Largo e membro titular do Conselho Superior do Instituto Federal de Alagoas (CONSUP). Professor e pesquisador permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFAL) . É professor (visitante) do programa de Mestrado em Matemática da Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC) e dos programas de Mestrado e Doutorado em Educação Matemática da Universidad San Carlos (USC). Editor-Chefe da Revista Científica Psicologia & Saberes (ISSN 2316-1124) e da RACE - Revista de Administração (ISSN 1806-0714). Membro do Conselho Editorial da Entre Aberta Revista de Extensão (ISSN 2446-9769). Membro do Conselho Científico da revista eletrônica Diversitas Journal (ISSN 2525-5215) e da revista Ciência, Consciência e Humanismo da Fundação Jayme de Altavilla (FEJAL). Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Secretário da SBEM, Regional Alagoas, triênio 2020-2023, . É consultor ad hoc de diversas revistas cientificas nacionais e internacionais. Líder do grupo de pesquisa do CNPQ denominado GALC na educação: ensino e aprendizagem de matemática e áreas afins e do grupo de pesquisa Núcleo de Extensão e Pesquisa Estatística. Tem experiência nas áreas de Educação Matemática e Estatística, com ênfase no Ensino e Aprendizagem.

Referências

BOYCE, W. E. ; DIPRIMA, R. C. Equações Diferenciais Elementares e Problemas de Valores de Contorno. 7 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002.

DULLIUS, Maria Madalena; VEIT, Eliane Angela; ARAUJO, Ives Solano. Dificuldades dos alunos na aprendizagem de Equações Diferenciais Ordinárias. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 6, n. 2, p. 207-228, 2013.

FERNANDEZ, Oscar E. Por que o café esfria tão rápido?: e outras aplicações do cálculo no seu dia. Editora Blucher, 2016.

JAVARONI, S. L. Abordagem geométrica: possibilidades para o ensino e aprendizagem de introdução às equações diferenciais ordinárias. 2007. 231 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2007.

MIOTTO, Carina Muniz; CARGNELUTTI, Jocelaine; MACHADO, Vinicio Mileski. Aplicações das equações diferenciais na modelagem Matemática da dilatação/contração térmica de cabos da rede elétrica. I Semana da Matemática da UTFPR–Perspectivas do Ensino e da Pesquisa em Matemática. Toledo, v. 18, 2013.

PONTES, Edel Alexandre Silva. A matemática na educação infantil: um olhar educacional sob a ótica da criatividade. Diversitas Journal, v. 5, n. 2, p. 1166-1176, 2020.

PONTES, Edel Alexandre Silva. Emphasis on Mathematical Modeling: The Problems of Contour Values in Calculating the Deflection of a Beam. International Journal of Advanced Engineering Research and Science, v. 5, n. 12, p. 268258.

PONTES, Edel Alexandre Silva. Os Quatro Pilares Educacionais no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, n. 24, p. e02-e02, 2019.

PONTES, Edel Alexandre Silva. A Capacidade de Gerar Soluções Eficientes e Adequadas no Processo Ensino e Aprendizagem de Matemática. Revista Psicologia & Saberes, v. 8, n. 10, p. 193-205, 2019.

PONTES, Edel Alexandre Silva. O professor ensina e o aluno aprende: questões teóricas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. RACE-Revista de Administração do Cesmac, v. 4, p. 111-124, 2019.

PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Abordagens Imprescindíveis no Ensino Contextualizado de Matemática nas Séries Iniciais da Educação Básica. RACE-Revista de Administração do Cesmac, v. 1, p. 3-15, 2018.

THOMAS, Lucas Rangel. O uso de equações diferenciais na modelagem de sistemas naturais e outros. 2013. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Universidade de Brasília.

ZILL, D. G.; CULLEN, M. R. Equações Diferenciais. 3 ed. São Paulo: Markron Books, 2001. v. 2.

Downloads

Publicado

2021-01-22

Como Citar

Pontes, E. A. S. (2021). Por que a água gelada esquenta rapidamente e o café quente esfria rapidamente?. RACE - Revista De Administração Do Cesmac, 9, 20–27. Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/administracao/article/view/1376