Estratégias Pertinentes para a valiação de Leitura no Ensino da Língua Portuguesa no 1º ano do Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Estratégias, Prática avaliativa docente, Avaliação, LeituraResumo
O presente estudo versa sobre a Pertinência das estratégicas aplicadas na prática avaliativa pelos docentes na avaliação da leitura no ensino da Língua Portuguesa no 1°ano do ensino Fundamental. A Avaliação é uma dimensão importante do processo de ensino-aprendizagem, interferindo de forma significativa no (in) sucesso dos estudantes. Todavia, a sua eficácia depende, em grande parte, das técnicas e das estratégias utilizadas. O recurso de diferentes estratégias de qualidade, em momentos oportunos, permite não só diversificar as evidências recolhidas, mas também tornar o processo avaliativo mais abrangente e mais viável. No entanto, a pertinência dos instrumentos de avaliação tem a ver com a forma como são construídos e utilizados pelos professores, principalmente na melhoria da aprendizagem dos alunos. O estudo de referência bibliográfica com fundamentação teórica em obras de autores como: Menegassi, 2005; Ribeiro, 2016; Carvalho, 2009; Paiva, 2016; Guimarães; Oliveira, 2014; Moraes, 2013; dentre outros. Acredita-se como explicitado pelos autores citados neste trabalho, sobre algumas estratégias aplicadas na prática avaliativa nas diferentes leituras, que possam contribuir para o fazer pedagógico do professor nos Anos Iniciais, na avaliação da leitura no ensino de Língua Portuguesa.
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