Tecnologia Educacional como Suporte no Processo de Ensino/Aprendizagem
Palavras-chave:
Tecnologia educacional. Reflexão. Ensino/Aprendizagem.Resumo
O presente artigo sobre a tecnologia educacional no processo de ensino/aprendizagem tem como objetivo fazer reflexões acerca da Tecnologia Educacional como Suporte no Processo de Ensino/Aprendizagem. Alguns conceitos levantados acerca do processo histórico sobre a tecnologia e a formação do educador facilitaram a compreensão do fenômeno da revolução tecnológica e elucidaram algumas problemáticas que tendem para a não utilização satisfatória das tecnologias educacionais da forma utilizada pelos jovens em teclar suas mensagens. Além disso, um olhar mais atento, mais crítico para a adesão das novas tecnologias no contexto educacional mostrou que a reflexão de todos envolvidos no processo escolar, diretamente e indiretamente, faz-se necessária frente à realidade que os tempos modernos, as novas realidades impõem à escola atual. O estudo indica que é preciso avançar no entendimento de que a tecnologia educacional traz consigo uma forma particular de aliar o ensino/aprendizagem às necessidades dos educandos contemporâneos cada vez mais direcionados pelas tecnologias tanto na escola como fora dela.
Downloads
Referências
BELENS, A.J., and PORTO, CM. Ciência e tecnologia, uma abordagem histórica na sociedade da informação. In PORTO, CM., org. Difusão e cultura científica: alguns recortes [online]. Salvador: EDUFBA, 2009. pp. 23-43. ISBN. Disponível em http://books.scielo.org/id/68/pdf/porto-9788523209124-02.pdf . Acesso em 28/08/20.
BELLONI, Maria Luiza. Educação a Distância. Campinas, Sp: Autores Associados, 1999. 115 p. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v23n78/a08v2378 . Acesso em 28/08/20.
_______. Educação a Distância. 2.ed. São Paulo: Editora Autores Associados, 1999. (p.53-77).
_______. BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação?. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.
CATAPAN, Araci Hack; FIALHO, Francisco Antonio Pereira. Pedagogia e Tecnologia: A comunicação digital no processo pedagógico. São Paulo: Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED, 2005. Disponível em: http://www.abed.org.br/site/pt/midiateca/textos_ead/689/2005/11/pedagogia_e_tecnologia_a_comunicacao_digital_no_processo_pedagogico_ . Acesso em 20/08/20.
KENSKI, Vani Moreira. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.10, p.47-56, set./dez. 2003.
______. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Editora Papirus. 2012. 141p
MAGALHÃES, M. S. Computador na escola como ferramenta pedagógica para o processo ensino aprendizagem. Disponível em https://bdm.unb.br/bitstream/10483/16803/1/2015_MarcileneDosSantosMagalhaes_tcc.pdf . Acesso em 28/08/20.
MAIARA, Capucho; SOUZA, Maria Aparecida Silva de. O uso das tics no processo ensino e aprendizagem na escola alternativa “lago dos cisnes”. Revista Valore,Volta Redonda, 2 (2): 220-235, Ago./Dez. 2017. Disponível em: file:///D:/Users/User/Downloads/70-282-1-PB.pdf . Acesso em: 29/08/20.
MEDEIROS, Luís Carlos Lobato de; SOARES, Wendel. Formação de Suporte Técnico Proinfo. Escola Superior de Redes. Rio de janeiro. 2010. Disponível em http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/proinfo/formacao_suporte_tecnico_proinfo_esr.pdf . Acesso em 20/08/20.
MORAN, José. A integração das tecnologias na educação. 5ª Ed. Campinas: Papirus, 2013. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/integracao.pdf . Acesso em 28/08/20.
_____. Novas tecnologias e mediação pedagógica. José Manuel Moran, Marcos T. Masetto, Marilda Aparecida Beherns. Campinas, Papirus. São Paulo, 2000.
MORIN, E. Para sair d o século XX. Rio de Janeiro, Nova Fronteira. 1986.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas. Educ. Rev. , Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p. 353-370, Dez. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000300018&lng=pt&nrm=iso . Acesso em 20/08/20.
PINTO, Álvaro Vieira. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005, 2v.
PONTES, Edel Alexandre Silva. O professor ensina e o aluno aprende: questões teóricas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. RACE-Revista de Administração do Cesmac, v. 4, p. 111-124, 2019.
SOARES, Arnaud. Práticas pedagógicas e tecnologias digitais. Edméa Santos, Lynn Alves. Rio de Janeiro: E-papers, 2006.
VALENTE, J. A. Informática na educação no Brasil: análise e contextualização histórica. In: VALENTE, José Armando (org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP / NIED, 1999, p. 01-27.