Tecnologia Educacional como Suporte no Processo de Ensino/Aprendizagem

Autores

  • Marielza Nascimento Pedra Universidad Interamericana

Palavras-chave:

Tecnologia educacional. Reflexão. Ensino/Aprendizagem.

Resumo

O presente artigo sobre a tecnologia educacional no processo de ensino/aprendizagem tem como objetivo fazer reflexões acerca da Tecnologia Educacional como Suporte no Processo de Ensino/Aprendizagem. Alguns conceitos levantados acerca do processo histórico sobre a tecnologia e a formação do educador facilitaram a compreensão do fenômeno da revolução tecnológica e elucidaram algumas problemáticas que tendem para a não utilização satisfatória das tecnologias educacionais da forma utilizada pelos jovens em teclar suas mensagens. Além disso, um olhar mais atento, mais crítico para a adesão das novas tecnologias no contexto educacional mostrou que a reflexão de todos envolvidos no processo escolar, diretamente e indiretamente, faz-se necessária frente à realidade que os tempos modernos, as novas realidades impõem à escola atual. O estudo indica que é preciso avançar no entendimento de que a tecnologia educacional traz consigo uma forma particular de aliar o ensino/aprendizagem às necessidades dos educandos contemporâneos cada vez mais direcionados pelas tecnologias tanto na escola como fora dela.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marielza Nascimento Pedra, Universidad Interamericana

Licenciada em  Pedagogia, Especialista em Administração da Educação: Gestão Participativa, Mestre em Educação pela Interamericana (Reconhecida pela UFRJ.) Doutora em Educação pela Interamericana. 

Referências

ALMEIDA, F.J. Educação e Informática. Os computadores na Escola. São Paulo: Cortez, 1988.

BELENS, A.J., and PORTO, CM. Ciência e tecnologia, uma abordagem histórica na sociedade da informação. In PORTO, CM., org. Difusão e cultura científica: alguns recortes [online]. Salvador: EDUFBA, 2009. pp. 23-43. ISBN. Disponível em http://books.scielo.org/id/68/pdf/porto-9788523209124-02.pdf . Acesso em 28/08/20.


BELLONI, Maria Luiza. Educação a Distância. Campinas, Sp: Autores Associados, 1999. 115 p. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v23n78/a08v2378 . Acesso em 28/08/20.

_______. Educação a Distância. 2.ed. São Paulo: Editora Autores Associados, 1999. (p.53-77).

_______. BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação?. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

CATAPAN, Araci Hack; FIALHO, Francisco Antonio Pereira. Pedagogia e Tecnologia: A comunicação digital no processo pedagógico. São Paulo: Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED, 2005. Disponível em: http://www.abed.org.br/site/pt/midiateca/textos_ead/689/2005/11/pedagogia_e_tecnologia_a_comunicacao_digital_no_processo_pedagogico_ . Acesso em 20/08/20.

KENSKI, Vani Moreira. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.10, p.47-56, set./dez. 2003.
______. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Editora Papirus. 2012. 141p

MAGALHÃES, M. S. Computador na escola como ferramenta pedagógica para o processo ensino aprendizagem. Disponível em https://bdm.unb.br/bitstream/10483/16803/1/2015_MarcileneDosSantosMagalhaes_tcc.pdf . Acesso em 28/08/20.

MAIARA, Capucho; SOUZA, Maria Aparecida Silva de. O uso das tics no processo ensino e aprendizagem na escola alternativa “lago dos cisnes”. Revista Valore,Volta Redonda, 2 (2): 220-235, Ago./Dez. 2017. Disponível em: file:///D:/Users/User/Downloads/70-282-1-PB.pdf . Acesso em: 29/08/20.


MEDEIROS, Luís Carlos Lobato de; SOARES, Wendel. Formação de Suporte Técnico Proinfo. Escola Superior de Redes. Rio de janeiro. 2010. Disponível em http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/proinfo/formacao_suporte_tecnico_proinfo_esr.pdf . Acesso em 20/08/20.

MORAN, José. A integração das tecnologias na educação. 5ª Ed. Campinas: Papirus, 2013. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/integracao.pdf . Acesso em 28/08/20.

_____. Novas tecnologias e mediação pedagógica. José Manuel Moran, Marcos T. Masetto, Marilda Aparecida Beherns. Campinas, Papirus. São Paulo, 2000.

MORIN, E. Para sair d o século XX. Rio de Janeiro, Nova Fronteira. 1986.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas. Educ. Rev. , Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p. 353-370, Dez. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000300018&lng=pt&nrm=iso . Acesso em 20/08/20.

PINTO, Álvaro Vieira. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005, 2v.

PONTES, Edel Alexandre Silva. O professor ensina e o aluno aprende: questões teóricas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. RACE-Revista de Administração do Cesmac, v. 4, p. 111-124, 2019.

SOARES, Arnaud. Práticas pedagógicas e tecnologias digitais. Edméa Santos, Lynn Alves. Rio de Janeiro: E-papers, 2006.

VALENTE, J. A. Informática na educação no Brasil: análise e contextualização histórica. In: VALENTE, José Armando (org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP / NIED, 1999, p. 01-27.

Downloads

Publicado

2021-02-17

Como Citar

Pedra, M. N. . (2021). Tecnologia Educacional como Suporte no Processo de Ensino/Aprendizagem. RACE - Revista De Administração Do Cesmac, 9, 95–104. Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/administracao/article/view/1387