O Ensino Matemático dos Sólidos de Platão para Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) por meio da Construção Prática

Autores

  • João Lúcio Campos da Silva Universidad Autónoma de Asunción - UAA
  • Clara Roseane da Silva Azevedo Mont’Alverne Secretaria Executiva de Educação do Estado do Pará-SEDUC

Palavras-chave:

Ensino matemático, Práticas construtivas, sólidos de Platão, Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

Este artigo trata de parte um objeto de pesquisa de uma ação prática desenvolvida no ensino Matemático sobre os sólidos de Platão. Dando ênfase a contraposição da utilização apenas de livros didáticos pelos professores de Matemática e investindo em práticas voltadas para a construção prática e seus desdobramentos no processo de ensino dos Sólidos Platônicos. Um dos grandes desafios para os professores da EJA atualmente é buscar uma metodologia de ensino que seja atraente e dinâmica e que faça sentido para esse público, uma vez que houve uma ruptura no processo de escolarização desses indivíduos, a maioria permaneceram por anos longe da escola, e sendo a educação um processo dinâmico que se configura de acordo com os avanços do mundo atual, torna-se indispensável  repensar  a escola e  as formas de ensinar e aprender nas diferentes áreas de conhecimento, considerando que a realidade que esses alunos se deparam hoje ao retornar à escola já não se assemelha àquela a qual experienciaram antes de abandonarem a sala de aula. A contribuição deste tema é ampla, primeiramente, dará suporte aos alunos e professores da EJA, propondo um meio pedagógico mais atrativo e de fácil compreensão; e às escolas, para que estas tenham a conscientização da importância de incorporar métodos educativos que estejam interligados a realidade dos alunos e que vise sempre um processo de ensino voltado para prática, desligando-se de meios mecanizados no ensino da Matemática e em particular dos sólidos de Platão.

 

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Biografia do Autor

João Lúcio Campos da Silva, Universidad Autónoma de Asunción - UAA

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática (2010). Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática (2014). Professor de Matemática na rede estadual do Estado do Amazonas, no município Manaus. Mestrando em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asunción-UAA, Paraguai- (PY).  

Clara Roseane da Silva Azevedo Mont’Alverne, Secretaria Executiva de Educação do Estado do Pará-SEDUC

Doutora em Ciência da Educação pela Universidad Autônoma de Asunción - UAA (2011). Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará -UFPA (2006). Especialista em Educação na Perspectiva do Ensino Estruturado para Autistas (2015). Especialista em Administração Escolar - UCAM (2005). Especialista em Ensino Superior pela Universidade da Amazônia - UNAMA (2001). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade da Amazônia - UNAMA -1989 -. Pedagoga da Secretaria Executiva de Educação do Estado do Pará-SEDUC (1993). Pedagoga da Coordenação da Educação Especial - COEES (2012).

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Publicado

2021-02-17

Como Citar

Silva, J. L. C. da ., & Mont’Alverne, C. R. da S. A. . (2021). O Ensino Matemático dos Sólidos de Platão para Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) por meio da Construção Prática. RACE - Revista De Administração Do Cesmac, 9, 114–126. Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/administracao/article/view/1389