O Ensino Matemático dos Sólidos de Platão para Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) por meio da Construção Prática
Palavras-chave:
Ensino matemático, Práticas construtivas, sólidos de Platão, Educação de Jovens e Adultos.Resumo
Este artigo trata de parte um objeto de pesquisa de uma ação prática desenvolvida no ensino Matemático sobre os sólidos de Platão. Dando ênfase a contraposição da utilização apenas de livros didáticos pelos professores de Matemática e investindo em práticas voltadas para a construção prática e seus desdobramentos no processo de ensino dos Sólidos Platônicos. Um dos grandes desafios para os professores da EJA atualmente é buscar uma metodologia de ensino que seja atraente e dinâmica e que faça sentido para esse público, uma vez que houve uma ruptura no processo de escolarização desses indivíduos, a maioria permaneceram por anos longe da escola, e sendo a educação um processo dinâmico que se configura de acordo com os avanços do mundo atual, torna-se indispensável repensar a escola e as formas de ensinar e aprender nas diferentes áreas de conhecimento, considerando que a realidade que esses alunos se deparam hoje ao retornar à escola já não se assemelha àquela a qual experienciaram antes de abandonarem a sala de aula. A contribuição deste tema é ampla, primeiramente, dará suporte aos alunos e professores da EJA, propondo um meio pedagógico mais atrativo e de fácil compreensão; e às escolas, para que estas tenham a conscientização da importância de incorporar métodos educativos que estejam interligados a realidade dos alunos e que vise sempre um processo de ensino voltado para prática, desligando-se de meios mecanizados no ensino da Matemática e em particular dos sólidos de Platão.
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