Cultura Surda

Autores

  • Maria de Nazaré da Silva Sousa UNIASSELVI
  • Maria Durciane Oliveira Brito Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Ely Batista de Oliveira Junior UNIASSELVI
  • Maria Clara de Assis Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Piauí - campus Parnaíba
  • Leonardo Santos Miranda Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Piauí - campus Parnaíba
  • Maria Gracelia Paiva Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Piauí - Campus Ministro Petrônio Portella

Palavras-chave:

Cultura, Literatura, Surdo

Resumo

Esse artigo aborda como tema uma análise bibliográfica acerca da literatura da cultura surda e tem como objetivos: registrar qual a contribuição da literatura surda para a aprendizagem do surdo dentro de sua cultura; analisar as principais características da Língua Brasileira de Sinais; conhecer a cultura surda e os principais aspectos sociais e explanar sobre a literatura surda e a sua contribuição no meio educacional. Uma pesquisa de cunho bibliográfico, utilizando-se de referências de alguns autores, como Ronice Quadros, Perlin, Strobel, que abordam acerca da Literatura e cultura surda.

 

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Biografia do Autor

Maria de Nazaré da Silva Sousa, UNIASSELVI

Licenciatura em Pedagogia (FAP); Especialista em Educação Infantil e Ensino Fundamental (FECR); Graduanda em Letras Libras (UNIASSELVI). 

Maria Durciane Oliveira Brito, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Mestranda em Ciências da Educação pela UTIC – PY; Graduanda em Letras Libras – UNIASSELVI; Graduada em Pedagogia – UFPI; Especialista em Libras - INTA; Especialista em Educação Infantil – ISEPRO; Especialista em Libras – UFPI, Especialista em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar - FIAR.

Ely Batista de Oliveira Junior, UNIASSELVI

Graduando em Letras Libras (UNIASSELVI). 

Maria Clara de Assis Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Piauí - campus Parnaíba

Graduanda do curso de Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - Campus Parnaíba. 

Leonardo Santos Miranda, Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Piauí - campus Parnaíba

Graduando do curso de Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Piauí- Campus Parnaíba. Técnico em Edificações pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Piauí-Campus Parnaíba. 

Maria Gracelia Paiva Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Piauí - Campus Ministro Petrônio Portella

Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente - Campus Ministro Petrônio Portella, UFPI; 

Referências

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Publicado

2021-05-26

Como Citar

Sousa, M. de N. da S. ., Brito, M. D. O. ., Oliveira Junior, E. B. de ., Carvalho, M. C. de A. ., Miranda, L. S. ., & Nascimento, M. G. P. . (2021). Cultura Surda. RACE - Revista De Administração Do Cesmac, 10, 123–132. Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/administracao/article/view/1422