Os Desafios Contemporâneos da Educação à Distância para a Formação de Professores
Palavras-chave:
Educação, Ensino à distância, Formação de ProfessoresResumo
Este artigo intitulado “os desafios contemporâneos da educação à distância para a formação de professores” tem por objetivo problematizar o processo de formação de professores na modalidade de educação à distância. Sabe-se que, a educação à distância embora não seja um processo tão novo, nos últimos anos vem passando por um amplo processo de expansão, principalmente pelas grandes inovações tecnológicas ocorridas na sociedade global. A modalidade da educação à distância alcançou uma grande expansão na contemporaneidade, permitindo um maior acesso de pessoas ao ensino superior, especialmente na formação de professores. Com a evolução do marco legal da EaD no Brasil, a partir das mudanças advindas com o Decreto nº 9.057, de 2017, verifica-se a flexibilização dos processos de avaliação e credenciamento instituições de ensino superior, o que facilitou o processo de formação de docentes. Para realização deste trabalho, adotou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, ferramenta que propiciou a compreensão da temática escolhida e fornecimento de subsídios para a elaboração teórica. A educação à distância apresenta ainda muitos desafios contemporâneos no processo de formação dos professores, sobretudo no que corresponde a garantia de uma educação de qualidade. Verifica-se que, a educação à distância vem ganhando espaço na sociedade, sendo apoiada por uma ampla legislação educacional. Conclui-se que, a educação a distância pode ser apontada como uma estratégia importante para o aumento da qualificação do número de professores da educação básica para alcance da habilitação adequada, porém o modelo implementado ainda apresenta muitos desafios e até mesmo fragilidades, para que se torne uma oferta efetiva no Brasil.
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