ESTRATÉGIAS DE MARKETING:

A Fixação da Marca como Diferencial Estratégico nas Empresas

Autores

  • joao almeida Cesmac
  • Sharllene Silva
  • Silvia Alves

Resumo

Este artigo tem o objetivo de relatar quais as razões que levam as empresas a buscar a fixação de suas marcas, qual a importância delas em conquistar o consumidor, sua satisfação e o estabelecimento de relacionamento com o mesmo, e como elas fazem para que seus produtos / serviços sejam escolhidos. Aliada ao aumento da competição entre as empresas, a marca que consegue se diferenciar na mente dos consumidores se torna forte. A fixação de marca é a estratégia que tem sido muito buscada neste momento, pois consiste em diferenciar uma marca das outras aos olhos dos clientes. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AAKER, D. A. Marcas: brand equity – gerenciando o valor da marca. Ao Paulo: Negócio, 1998. ATKIN, D. O Culto às Marcas: quando os clientes se tornam verdadeiros adeptos. São Paulo: Editora Cultrix, 2007. BADENHAUSEN, K. As 100 marcas mais valiosas do mundo em 2019. Forbes. Disponível em: <https://forbes.com.br/listas/2019/05/as-100-marcas-mais-valiosas-domundo-em-2019/ > Acesso em: 02 set. 2020. BRANDÃO, T. O valor emocional das marcas. Projeto de Pesquisa. Faculdade de Sergipe. Administração de empresas com ênfase em marketing, 2006. DIGITAIS, R. Branding: o que é, dicas, melhores livros e como trabalhar a gestão de sua marca. Resultados Digitais. Disponível em: <https://resultadosdigitais.com.br/blog/o-quebranding/#:~:text=%C3%89%20a%20cria%C3%A7%C3%A3o%20de%20significado,s ervi%C3%A7o%20em%20vez%20de%20outro> Acesso em: 23 set. 2020 EGESTOR. O que é posicionamento de marketing, segundo Al Ries? Blog Egestor. Disponível em: <https://blog.egestor.com.br/o-que-e-posicionamento-de-marketingsegundo-al-ries/> Acesso em: 23 set. 2020 FREITAS, R. A história da marca: um fenômeno em evolução. Ideia De Marketing. Disponível em: <https://www.ideiademarketing.com.br/2017/01/18/historia-da-marcaum-fenomeno-emevolucao/#:~:text=As%20primeiras%20marcas%20que%20se,gravar%20a%20origem %20dos%20produtos.&text=Como%20o%20produtor%20n%C3%A3o%20vendia,finca va%20um%20contrato%20de%20qualidade.> Acesso 17 out. 2020. GALHARDI, L. Como criar o posicionamento da marca. YouTube. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4Y1oRAVEglw> Acesso em: 23 set. 2020. KOTLER, P. Administração de Marketing: a edição do novo milênio 10ª Edição. São Paulo: Prentice Hall, 2000. LEIBA, D. Belos Logotipos de Empresas: 25 Logos das Marcas Mais Famosas do Mundo e Suas Histórias. Logaster. Disponível em: <https://www.logaster.com.br/blog/25-famous-brands-logos/> Acesso 16 nov. 2020. LIMA, T. A. Os meios para fixação de marca: uma visão dos shoppings de Brasília. Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas – FATECS Brasília, 2008. MOREIRA, M. B.; MEDEIROS, C. A. Princípios básicos de análise de comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2007. MOWEN, John C., MINOR, Michael S. Comportamento do consumidor. São Paulo: Prentice-Hall, 2003. SERPA, D. A. F. e FOURNEAU, L. F. Responsabilidade social corporativa: uma investigação sobre a percepção do consumidor. TAVARES, F. Gestão da Marca: estratégia e marketing. Rio de Janeiro: E-papers Serviços Editoriais Ltda, 2003. TYBEL, D. O. TCC, uma ESCRITA EM BLOCOS, 2014. Google Livros. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=gNMvDAAAQBAJ&lpg>. Acesso em: 14 nov. 2020. VÁSQUEZ, R. P. Comunicação de marca: aportes da publicidade impressa na comunicação da identidade de marca. 2006. 372 f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2006.

Downloads

Publicado

2023-09-05

Como Citar

almeida, joao, Silva , S., & Alves, S. (2023). ESTRATÉGIAS DE MARKETING: : A Fixação da Marca como Diferencial Estratégico nas Empresas . RACE - Revista De Administração Do Cesmac, 11. Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/administracao/article/view/1557