DIAGNÓSTICO DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL: O ESTUDO DE CASO DA “CENTRAL DAS IMPRESSORAS” E “AO PHARMACÊUTICO”.
DOI:
https://doi.org/10.3131/race.v1i1.528Resumo
A busca pelo sucesso das empresas tornou-se uma luta diária entre as organizações e seus dirigentes. Nas últimas décadas as bases conceituais que determinavam as regras de atuação no mercado estão em transformação exigindo um posicionamento mais estratégico. Dentre eles, destaca-se a inovação, como forma de migrar o paradigma de competição com base em custo, para a diferenciação, e a gestão ambiental, como resposta à deterioração do meio ambiente em decorrência dessa industrialização sem controle. Para tanto, são necessárias novas formas de organização: como a sustentabilidade empresarial. Este artigo pretende fazer uma reflexão de como evidenciar a sustentabilidade como uma oportunidade de novos negócios para as pequenas empresas. Em sua metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva, cujo instrumento de coleta de dados, em campo, foi à entrevista que possibilitou através de um questionário identificar as alternativas de combinar a inovação de processos com as práticas ambientais. No um estudo de caso, em duas empresas de Maceió, foi evidenciado através da matriz swot as possibilidades de inovar com a redução do impacto ambiental.
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