Desenvolvimento Humano: compreendendo o educando como indivíduo em construção
DOI:
https://doi.org/10.3131/race.v1i0.803Palavras-chave:
Desenvolvimento humano. Desenvolvimento evolutivo biológico. Desenvolvimento sociocultural. Desenvolvimento cognitivo. Desenvolvimento do educandoResumo
O presente artigo é uma compilação de um capítulo de minha dissertação de mestrado para fundamentação acerca do desenvolvimento humano para a construção de uma sociedade cidadã. O objetivo de descrever sobre os diferentes focos do desenvolvimento humano é trazer uma melhor compreensão dos diversos aspectos que podem influenciar no desenvolvimento cognitivo e sociocultural dos educandos. Assim, o artigo discorre desde o desenvolvimento evolutivo biológico, passando pelo desenvolvimento sociocultural, cognitivo e do educando pela participação e responsabilidade da escola. Faz-se uma análise crítica sobre o papel do educador e da família no contexto para a formação do ser enquanto cidadão social e sobre o papel da escola enquanto instituição de sistematização do saber e elemento crucial no processo de integração, de inclusão e de socialização geral em preparação para a vida.
Downloads
Referências
BORTOLOZZI, Ana Cláudia Maia. FONSECA, Mônica Lúcia. Quociente de inteligência e aquisição de leitura: um estudo correlacional. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-9722002000200004&script=sci_arttext &tlng=pt>.
DACOREGGIO, Marlete dos Santos. Ação docente: uma ação comunicativa, um olhar para o ensino superior e a distância. Ed. rev: Florianópolis, edição da autora, 2001.
DELL-MASSO, Maria Cândida Soares. Vygotsky e a ciência cognitiva: a importância dos fatores culturais no processo de aprendizagem. Disponível em: <http://www.suigeneris.pro.br/edvariedade_vygotsky.htm>.
LEMBO, John M. Por que falham os professores. Traduzido por Maria Pia Frito de Macedo Charlier e René François Joseph Carlier. São Paulo: EPU, 1975.
MORAIS, Regis (org.). Sala de aula, que espaço é esse? 2 ed. Campinas: Papirus, 1986.
OLIVEIRA, Pérsio Santos. Introdução à Sociologia. 17 ed. São Paulo: Ática, 1997.
REGO, Teresa Cristina. Vigotsky: uma perspectiva Histórico-cultural da educação. 4ª ed. Petrópolis: Vozes, 1995.
RESENDE, Carlos Alberto. Didática em perspectiva.Tropical: Brasília, 1999.
RISCHBIETER, Luca. Zona proximal de desenvolvimento. Disponível em: <http://www.educacional.com.br/pais/glossario_pedagogico/zona_proximal.asp>.
RISCHBIETER, Luca. Cognição. Disponível em: <http://www.educacional.com.br/pais/glossario_pedagogico/cognicao.asp>.
SABBI, Deroni. Inteligência emocional, a troca do QI pelo QE. Disponível em: <http://www.sabbi.com.br/emocional.htm>.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. São Paulo: Cortez, 1984.