A Violência sob um Enfoque Interdisciplinar

Autores

  • Patricia Stankowich

DOI:

https://doi.org/10.3131/race.v1i0.809

Palavras-chave:

Violência, Civilização, Interdisciplinaridade.

Resumo

No presente texto procuramos complementar algumas reflexões desenvolvidas no artigo anterior, Psicologia Jurídica: Sua inserção na atualidade. De início, iremos realizar um breve percurso do desenvolvimento da civilização ocidental e consequentemente da questão da violência em nossa cultura. Analisar sobre a violência significa pensar no homem como um ser biopsicossociocultural; ou seja, um sujeito que é permeado por fatores condicionantes de seu comportamento assim como de seus valores. Nesse âmbito, torna-se a cada dia mais necessário uma junção nas diversas conceituações, entendimento e ações para o comportamento humano. Vislumbramos nesse trabalho, a importância de uma interdisciplinaridade de saberes e ações para os aspectos representativos da violência no contexto social.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Cadernos de Atenção Básica n◦ 8. Violência intrafamiliar: orientações para prática em serviço. Brasília: Ministério da Saúde, 2001.

CANCELLI, Elizabeth. A cultura do crime e da lei: 1889-1930. Brasília: Universidade de Brasília, 2001.

CORDEIRO, Flávia de Araújo. Aprendendo a prevenir: orientações para o combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes. Brasília: Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude, 2006. Disponível em: < http://www.mpdft.gov.br/infancia>.

DAL POS, Angela Caren. Há critérios para o perdão? Um olhar sobre o subjetivismo na remissão e medida socioeducativa. Revista do Ministério Público do Rio Grande do Sul, n◦ 54, Outubro/2004 a abril/2005.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

______. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Trad. Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987.

REVISTA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO RIO GRANDE DO SUL. Direito da Criança e do Adolescente: Uma Abordagem Multidisciplinar. Porto Alegre, n◦ 54, outubro/2004 a abril/2005.. Coordenador do volume temático: Jorge Trindade.

TRINDADE, Jorge. Multidisciplinaridade: Interfaces entre Direito e Psicologia. Disponível em: <http://www.jorgetrindade.com.br/>.

YOUNG, Jock. A sociedade excludente: exclusão social, criminalidade e diferença na modernidade recente. Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Revan: Instituto Carioca de Criminologia, 2002.

Downloads

Publicado

2018-08-28

Como Citar

Stankowich, P. (2018). A Violência sob um Enfoque Interdisciplinar. RACE - Revista De Administração Do Cesmac, 1, 108–117. https://doi.org/10.3131/race.v1i0.809