INDAGAÇÕES DE UM PROFESSOR-PESQUISADOR SOBRE O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.3131/race.v2i0.815

Palavras-chave:

EducaçãoBásica; Ensino e Aprendizagem de Matemática; PráticaPedagógica., Educação Básica, Ensino e Aprendizagem de Matemática, Prática Pedagógica.

Resumo

Diversas pesquisas são realizadas atualmente no propósito de apresentar técnicas e práticas pedagógicas para fortalecer o processo de ensino e aprendizagem de matemática na educação básica. Este artigo objetivou selecionar diversos recortes de citações de artigos de minha autoria cujo tema central esteja relacionado com o ato de ensinar e o ato de aprender matemática na educação básica. Espera-se que este artigo possa contribuir com pesquisadores da área de educação matemática, particularmente, na área de ensino e aprendizagem de matemática na educação básica e que outros questionamentos e sugestões possam ser debatidos no intuito de melhorar toda essa prática pedagógica no ato de ensinar e aprender matemática.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

PONTES, Edel Alexandre Silva. HIPERMAT–Hipertexto Matemático: Uma ferramenta no ensino-aprendizagem da matemática na educação básica. Psicologia & Saberes, v. 2, n. 2, 2013.

PONTES. Edel A. S. et. al. Refletindo a Educação frente aos desafios da contemporaneidade. Maceió: IFAL, 2013.

PONTES, Edel Alexandre Silva et al. O SABER E O FAZER MATEMÁTICO: UM DUETO ENTRE A TEORIA ABSTRATA E A PRÁTICA CONCRETA DE MATEMÁTICA. Psicologia & Saberes, v. 5, n. 6, p. 23-31, 2016.

PONTES, Edel Alexandre Silva. Os números naturais no processo de ensino e aprendizagem da matemática através do lúdico. Diversitas Journal, v. 2, n. 1, p. 160-170, 2017.

PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Raciocínio lógico matemático no desenvolvimento do intelecto de crianças através das operações adição e subtração. Diversitas Journal, v. 2, n. 3, p. 469-476, 2017.

PONTES, Edel Alexandre Silva et al. MATEMÁTICA PARA TODOS: UMA AÇÃO EXTENSIONISTA VISANDO O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E INTELECTUAL DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Psicologia & Saberes, v. 6, n. 7, p. 20-28, 2018.

PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Abordagens Imprescindíveis no Ensino Contextualizado de Matemática nas Séries Iniciais da Educação Básica. RACE-Revista da Administração, v. 1, p. 3-15, 2018.

PONTES, Edel Alexandre Silva. O ATO DE ENSINAR DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Ensaios Pedagógicos, v. 2, n. 2, p. 109-115, 2018.

PONTES, Edel Alexandre Silva. The Teaching Practice of the Mathematics Teacher in Basic Education: A Vision in the Brazilian School. International Journal of Humanities and Social Science Invention (IJHSSI), v. 7, n. 6, p. 86-89, 2018.

PONTES, Edel Alexandre Silva. A ARTE DE ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM SINCRONISMO IDEAL ENTRE PROFESSOR E ALUNO. Psicologia & Saberes, v. 7, n. 8, p. 163-173, 2018.

PONTES, Edel Alexandre Silva. A Teoria dos Jogos: Conflito e Colaboração. RACE-Revista da Administração, v. 1, p. 46-53, 2018.

Downloads

Publicado

2018-10-04

Como Citar

Pontes, E. A. S. (2018). INDAGAÇÕES DE UM PROFESSOR-PESQUISADOR SOBRE O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. RACE - Revista De Administração Do Cesmac, 2, 11–20. https://doi.org/10.3131/race.v2i0.815