O ESTUDO DE CENÁRIO COMO UM INSTRUMENTO PARA REDEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIAS NA MICRO E PEQUENA EMPRESA NO ENTORNO DO CESMAC EM MACEIÓ
DOI:
https://doi.org/10.3131/race.v2i0.834Palavras-chave:
Planejamento estratégico, Empreendedorismo, Construção de futuros.Resumo
Num mundo cada vez mais globo localizado e competitivo é importante estar sempre em evidência a fim de mostrar o seu produto no mercado, utilizando-se dos conceitos de planejamento estratégico, trazendo os resultados esperados dentro daquilo que as empresas almejam. Como problema de pesquisa teve a cultura dos empreendedores e o uso das ferramentas do planejamento estratégico como mecanismo estratégico e como se dá na lógica da prática do fazer negócio dessas empresas? Como objetivo refletiu e discutiu o “planejamento estratégico como uma ferramenta e mecanismo de transformação das micro e pequenas empresas no entorno do Cesmac em Maceió”. A metodologia utilizada diz respeito ao método aplicado pela Rede de Cooperação Brasil + Prêmio da Competitividade para Micro e Pequenas Empresas critério de avaliação realizado pelo Sebrae Brasil Movimento Brasil Competitivo. Conclui-se que o resultado do processo das análises mostrou nenhuma metodologia provê as empresas, para negócios de um empreendedor de sucesso. Entretanto para cada caso de sucesso que nos chama a atenção há dezenas de outros casos de insucesso total ou parcial.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Martinho I R de – Manual de planejamento estratégico: desenvolvimento de um plano estratégico com a utilização de planilhas Excel – São Paulo: Atlas, 2001.
BERNARDI, Luiz Antonio. Manual de empreendedorismo e gestão: fundamentos, estratégias e dinâmicas/Luiz Antonio Bernardi. – São Paulo: Atlas, 2003.
CHIAVENATO, Idalberto. SAPIRO, Arão - Planejamento estratégico. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
_____________, Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
COSTA, Eliezer Arantes da. Gestão Estratégica. – São Paulo: Saraiva, 2003.
DEGEN, Ronald Jean. O empreendedor: fundamentos da iniciativa empresarial/ Ronald Jean Degen, com a colaboração de Álvaro Augusto Araújo Mello. – São Paulo: MacGraw-Hill, 1989
DEGEN, Ronald Jean. O empreendedor: empreender como opção de carreira/ Ronald Jean Degen. – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor/Fernando Dolabela. – 6. Ed. São Paulo: Ed. De Cultura,1999.
FIALHO, Francisco Antonio Pereira. Empreendedorismo na Era do Conhecimento/Fialho, Francisco Antonio Pereira; Montibeller F, Gilberto; Macedo, Marcelo; Mitidieri, Tibério da Costa. – Florianopólis: Visual Books, 2006.
HAMEL, Gary e Prahalad, C. K. Competindo pelo Futuro. Rio de Janeiro: Campus, 1995.
IIZUKA, Edson Sadao, organizador. Experiências inovadoras de ensino e aprendizagem – Prêmio FEI Inova Paula Souza: 1ª Edição 2014-2015/organização de Edson Sadao Iizuka, - São Paulo: Centro Universitário FEI; Centro Paula Souza, 2015
JULIEN, Pierre-André. Empreendedorismo Regional e a economia do conhecimento/Pierre-André Julien; tradução Márcia Freire Ferreira Salvador, -- São Paulo: Saraiva, 2010.
LEITE, Emanuel, 1995 – O fenômeno do empreendedorismo/Emanuel Leite. – Recife: Bagaço, 2000
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento Estratégico conceitos metodologia práticas. - - 7. Ed. Atual. E ampl. – São Paulo: Atlas, 1993.
__________. Planejamento Estratégico – Conceitos, Metodologias, Práticas. 31ª edição. Ed. Atlas, Ano 2013.
KLOTER, Philip – Marketing – São Paulo: Atlas, 1997.
MONTGOMERY, Cynthia A. e PORTER, Michael E. (org). Estratégia – a busca da vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
PORTER, Michael E. Técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Rio de janeiro: Campus, 1986.
_______. Vantagem competitiva. Rio de Janeiro; Campus, 1990.
PORTO, Cláudio Américo. Construção de Cenários e Prospecção de Futuros.Cláudio Porto & Consultores Associados – planejamento, organização,sistemas
e automação, 1980.
SANTOS, Carlos Alberto. Pequenos Negócios: desafios e perspectivas: Educação Empreendedora/Carlos Alberto dos Santos, coordenação, -- Brasília: SEBRAE, 2013
SENGE, Peter M. A quinta disciplina. Arte e prática da organização que aprende. 7. Ed.. São Paulo: Best Seller, 2000.
STONER, J A; FREEMAN E – Administração – Rio de Janeiro: Prentice – Hall do Brasil, 1995.
TIFFANY, Paul e PETERSON, Steven D. Planejamento estratégico. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
TREACY, Michael e WIERSEMA, Fred. A disciplina dos líderes de mercado – escolha seus clientes, direcione seu foco, domine seu mercado. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
ZACCARELLI, Sérgio B. Estratégia e sucesso nas empresas. São Paulo: Saraiva, 2000.