AVALIAÇÃO DO PROCESSO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS MECÂNICOS AUTOMOTIVOS NA CIDADE DE PENEDO - AL
DOI:
https://doi.org/10.3131/race.v3i0.840Palavras-chave:
Engenharia de Métodos, Fluxograma, PadronizaçãoResumo
RESUMO
Com a alta competitividade do mercado, entrada de diversas concorrentes e fatores econômicos, as pequenas e medias empresas têm buscado aplicar ferramentas de gestão e melhorias de negócios antes utilizados apenas em grandes empresas. É nesse sentido que se aplicará através do estudo de caso, as ferramentas adequadas da Engenharia de Métodos analisando o que pode trazer de melhorias para esse negócio. Assim, o objetivo deste estudo foi elaborar técnicas de otimização dos serviços onde foi realizada coleta de dados gerando imagens gráficas, fluxogramas e organograma trazendo benéficos para padronização dos processos, captação de clientes e aumentando a produtividade em uma empresa de serviços automotivos que trabalha com revisão/manutenção de motocicletas, vendas de peças, acessórios e serviços em geral alcançando desta forma os resultados esperados.
Downloads
Referências
SOUZA, Edson Luis de. PROPOSTA E APLICAÇÃO DE UM MODELO DE CRONOANÁLISE PARA OS SETORES DE SOLDAGEM E MONTAGEM DE UMA EMPRESA DE AGRONEGÓCIOS-2012-. Disponível em: <http://www.fahor.com.br/publicacoes/TFC/EngPro/2012/Edson_Luis_de_Souza.pdf>Acesso em:19 de maio de 2018.
GOMES, Diogo Rodrigues. MAPEAMENTO DE PROCESSOS COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DE PROCESSO PRODUTIVO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO PÓLO DE CERÂMICA DE CAMPOS-RJ – 2009 - Disponível em: <http://www.uenf.br/Uenf/Downloads/LEPROD_6975_1251810639.pdf>Acesso em: 23 de maio de 2018.
ALVES, T. L.; ALBANO, C. S.; WOHLENBERG, J.; SANTOS, C. O. Utilização da matriz SWOT como forma de introduzir o planejamento estratégico em pequenas e micro organizações: um estudo de caso em uma organização do setor cerealista. In: XXXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Fortaleza, Ceará, 2015;
BALLESTERO-ALVAREZ, María E. Manual de organização, sistemas e métodos: abordagem teórica e prática da engenharia da informação. 5ª Ed. São Paulo, 2011.
BARNES, R, M. Estudo de Movimentos e de Tempos, Projeto e Medida de Trabalho. Tradução da 6ª edição Americana, Editora Edgard Blücher Ltda, 1977.
CHIAVENATO, I. Administração da Produção. ed. Campus. São Paulo, 2005.
DANTAS, Alexandre Carvalho. Organização, Sistemas e Métodos. Notas de aula. Faculdades Integradas Einstein de Limeira. Limeira/SP. 2007.
GILBRETH, F. W. & GILBRETH L. M. Applied Motion Study. New York: Sturgis and Walton. p. 27, 29. 1917.
OLIVEIRA, J. W. Sistema de Informação. 2009. Disponível em: <http://xa.yimg.com/kq/groups/22755187/1481008806/name/Proc.Neg.Atividade.pdf>Acesso em: 22 de Outubro de 2016.
PEINADO, J.; GRAEML, A. R. Administração da produção: operações industriais e de serviços. Curitiba : UnicenP, 2007.
SELEME, Robson. Métodos e Tempos: Racionalizando a Produção de Bens e Serviços. Curitiba: Ibpex, 2009.
SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R.. Administração da Produção. São Paulo: Editora Atlas, 1997.
SOUTO, M. S. M. Lopes. Apostila de Engenharia de métodos. Curso de especialização em Engenharia de Produção – UFPB. João Pessoa. 2002.
TARDIN et al. Aplicação de conceitos de engenharia de métodos em uma panificadora: um estudo de caso na panificadora Monza. Enegep – Encontro Nacional de engenharia de Produção, v. 01, p.1 – 19, 2013.
WRIGHT, P.; KROLL, M. J.; PARNELL, J. Administração Estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2011.
ZUÑIGA, A. Planejamento Estratégico: Caso Consulting. Trabalho de conclusão do curso de Especialização em Gestão Empresarial da UFRGS. Porto Alegre. 2009.
SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JONHSTON, Robert. Administração da Produção. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2002, p.754.
SILVA, A. V., COIMBRA, R. R. C. Manual de Tempos e Métodos. São Paulo: Hemus, 1980.