AS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR

DESAFIOS DOCENTES

Autores

  • Douglas Vieira de Almeida
  • Sara Melo do Egito Nunes
  • Carla Priscilla B. Santos Cordeiro
  • Lana Lisiêr de Lima Palmeira

Resumo

As metodologias ativas são baseadas em propostas que auxiliam o processo de ensino e aprendizagem e contam com as experiências, sejam elas reais ou simuladas, buscando levar os discentes a solucionarem os problemas que lhes foram propostos, tendo o objetivo de viabilizar o próprio conhecimento e, nesse processo, o docente atua como o facilitador e mediador nesse processo. Sendo assim, este capítulo busca abordar os principais desafios que os docentes enfrentam ao aplicar as metodologias ativas no ensino superior, através de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, observando elementos desde a importância de uma formação continuada até os desafios dos docentes em aplicar metodologias mediadas pelas tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC), principalmente por ter que deixar de lado o método exclusivamente tradicional e passar a utilizar metodologias ativas que trazem o discente para o centro do processo de ensino e aprendizagem, tornando-o protagonista e o fazendo mais crítico e reflexivo, atendendo, assim, as demandas da sociedade contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-04-29

Como Citar

Vieira de Almeida, D., Melo do Egito Nunes, S., Cordeiro, C. P. B. S., & de Lima Palmeira, L. L. (2023). AS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS DOCENTES . Revista Eletrônica Direito E Conhecimento, 1(6). Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/dec/article/view/1518