DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

CAMINHOS POSSÍVEIS PARA O ENSINO SUPERIOR ONLINE EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Douglas Vieira de Almeida
  • Maria Cícera da Silva Costa
  • Carla Priscilla B. Santos Cordeiro
  • Lana Lisiêr de Lima Palmeira

Resumo

O texto deste artigo traz reflexões acerca dos desafios da docência no ensino superior em tempos de pandemia, apontando as principais discussões para a docência online e a trajetória desafiadora enfrentada pelas IES no Brasil, além de demonstrar a importância da formação dos professores para o contexto digital. Diante do atual contexto pandêmico foi preciso compreender a partir de um levantamento bibliográfico e documental a respeito das estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores durante o ensino online emergencial (EOE) e os espaços de aprendizagem online (EAO) que foram e estão sendo utilizados para a manutenção das aulas, bem como as contribuições que os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) puderam trazer dentro desse contexto. Partimos de uma abordagem qualitativa e ao final realizamos as inferências dos dados coletados com base na Análise de Conteúdo. O objetivo geral deste artigo buscou analisar como os professores passaram a realizar o planejamento didático-pedagógico com a utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) para o EOE. Por fim, apontamos possíveis estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores no EOE, que favorecem uma aprendizagem mais ativa e que gere uma maior interação e interatividade entre os participantes do processo de ensino-aprendizagem, contribuindo com o desenvolvimento crítico e reflexivo do estudante acerca das temáticas que envolvem a sua formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-05-05

Como Citar

Vieira de Almeida, D., da Silva Costa, M. C., Cordeiro, C. P. B. S., & de Lima Palmeira, L. L. (2023). DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA O ENSINO SUPERIOR ONLINE EM TEMPOS DE PANDEMIA . Revista Eletrônica Direito E Conhecimento, 1(7). Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/dec/article/view/1530