ENTRE EXPECTATIVA E REALIDADE
A FORMAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO JURÍDICO NA VISÃO DOS PRÓPRIOS DOCENTES
Resumo
Este artigo é fruto de uma pesquisa realizada pelo Grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional (GAE) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Foi produzido a partir de um conjunto de entrevistas realizadas com dois docentes da UFAL, dois da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) do campus Maceió e dois da UNEAL do campus Arapiraca. O objetivo central do estudo foi a compreensão de como deve acontecer a formação para atuação no magistério jurídico de acordo com a legislação e como essa formação é percebida pelos docentes na prática. Como método de análise dos dados, elegeu-se a análise de conteúdo. Dentre os resultados, evidenciou-se a omissão estatal diante da falta de regulamentação da docência jurídica, o que é reforçado pela fala dos docentes entrevistados, que sentem grande dificuldade ao se tornarem professores do magistério jurídico.