ENTRE EXPECTATIVA E REALIDADE

A FORMAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO JURÍDICO NA VISÃO DOS PRÓPRIOS DOCENTES

Autores

  • Carla Priscilla B. Santos Cordeiro
  • Edna Cristina do Prado
  • Lana Lisiêr de Lima Palmeira

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa realizada pelo Grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional (GAE) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Foi produzido a partir de um conjunto de entrevistas realizadas com dois docentes da UFAL, dois da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) do campus Maceió e dois da UNEAL do campus Arapiraca. O objetivo central do estudo foi a compreensão de como deve acontecer a formação para atuação no magistério jurídico de acordo com a legislação e como essa formação é percebida pelos docentes na prática. Como método de análise dos dados, elegeu-se a análise de conteúdo. Dentre os resultados, evidenciou-se a omissão estatal diante da falta de regulamentação da docência jurídica, o que é reforçado pela fala dos docentes entrevistados, que sentem grande dificuldade ao se tornarem professores do magistério jurídico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-05-05

Como Citar

Cordeiro, C. P. B. S., do Prado, E. C., & de Lima Palmeira, L. L. (2023). ENTRE EXPECTATIVA E REALIDADE: A FORMAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO JURÍDICO NA VISÃO DOS PRÓPRIOS DOCENTES. Revista Eletrônica Direito E Conhecimento, 1(7). Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/dec/article/view/1532